Mato Grosso celebra lei federal que reconhece fibromialgia como deficiência

Mato Grosso, com sua legislação já em vigor e a recente sanção federal, se consolida como uma referência nacional no enfrentamento da fibromialgia.

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso celebra lei federal que reconhece fibromialgia como deficiencia
Mato Grosso celebra lei federal que reconhece fibromialgia como deficiência

Uma importante vitória para as pessoas com fibromialgia é celebrada em Mato Grosso. O deputado estadual e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Dr. João (MDB), festejou a sanção da Lei Federal nº 14.705/2024, publicada na última terça-feira (23), que oficialmente reconhece indivíduos com essa condição como Pessoas com Deficiência (PcD) em todo o Brasil.

A nova legislação amplia um leque de direitos e benefícios cruciais para esses pacientes, incluindo isenção de IPI na compra de veículos e acesso a cotas em concursos públicos.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo o parlamentar, essa conquista nacional é um marco histórico e reafirma a liderança de Mato Grosso na promoção de políticas públicas para quem convive com a fibromialgia.

Protagonismo de Mato Grosso na luta pela causa

Dr. João ressaltou o pioneirismo do estado. “Essa é uma vitória que também é nossa. Em Mato Grosso, desde 2021, nós já garantimos, por meio da nossa lei, o reconhecimento da fibromialgia como deficiência, além de termos criado a Carteira de Identificação Estadual. Ver agora esse avanço ser estendido para todo o Brasil nos emociona e reforça que estamos no caminho certo”, afirmou.

O deputado é um dos principais defensores da causa em Mato Grosso e autor de duas leis estaduais inovadoras: a Lei nº 11.554/2021, que estabeleceu a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia, e a Lei nº 12.599/2024, que criou a Carteira de Identificação para Portadores de Fibromialgia. Ambos os instrumentos garantem atendimento especializado, inclusão em políticas de assistência social, estímulo à inserção no mercado de trabalho e o reconhecimento legal como PcD no âmbito estadual.

[Continua depois da Publicidade]

Em maio deste ano, a Assembleia Legislativa sediou uma audiência pública sobre o tema, liderada por Dr. João. O evento reuniu autoridades, pacientes, especialistas e associações como a Daniel Lenz, que representa cerca de 100 mil pessoas diagnosticadas com fibromialgia em Mato Grosso. O então deputado federal Dr. Leonardo (Republicanos/MT), autor da nova lei federal, participou dos debates e destacou a importância da mobilização conjunta para a aprovação nacional.

“Cada projeto, cada audiência, cada diálogo foi essencial. Essa lei federal é fruto de um esforço coletivo, mas tenho orgulho de dizer que Mato Grosso esteve na linha de frente. Aqui, já garantimos direitos concretos, e vamos seguir lutando para que essas leis sejam efetivamente aplicadas em cada município”, pontuou Dr. João.

O que muda com a lei federal

Com a sanção da Lei nº 14.705/2024, pessoas com fibromialgia em todo o país passam a ter direito a:

  • Isenção de IPI na compra de veículos adaptados.
  • Acesso a transporte público gratuito.
  • Meia-entrada em eventos culturais (cinema, teatro, shows, etc.).
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), mediante avaliação.
  • Tratamento Fora do Domicílio (TFD) com direito a transporte e hospedagem, incluindo acompanhante.
  • Atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados.

O texto legal também abrange síndromes correlatas, como fadiga crônica e dor regional complexa. Cada caso será avaliado por uma equipe multidisciplinar, que deverá atestar o grau de limitação funcional do paciente.

Mato Grosso, com sua legislação já em vigor e a recente sanção federal, se consolida como uma referência nacional no enfrentamento da fibromialgia. Dr. João reafirmou que continuará monitorando de perto a aplicação da nova norma e cobrando do Executivo estadual a ampliação dos serviços de diagnóstico e tratamento, além da regulamentação completa da carteira de identificação.

“Quem sente a dor precisa ser ouvido. Nossa missão é transformar dor em dignidade, em acolhimento e em políticas públicas efetivas. Essa luta continua, com ainda mais força”, concluiu o parlamentar.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.