Mato Grosso avança no mapeamento da mineração

Estado organiza dados de mais de 2.800 mineradores e prepara evento nacional para 2025

Fonte: CenárioMT

Mato Grosso avança no mapeamento da mineração
Mato Grosso avança no mapeamento da mineração - Imagem: CenárioMT

O governo de Mato Grosso está finalizando um levantamento inédito sobre a atividade mineradora em seu território, abrangendo mais de 2.800 mineradores e aproximadamente 10 mil processos em andamento. A informação foi divulgada durante a 4ª reunião do Grupo de Trabalho da Mineração, realizada nesta quinta-feira (24), na sede da Assembleia Legislativa.

A área de mineração no estado cobre cerca de 22 milhões de hectares com potencial mineral. Para impulsionar o setor, foi criada uma secretaria adjunta específica. O trabalho envolve o cadastramento das atividades, a instalação de laboratórios, o fomento à pesquisa e o fornecimento de apoio tecnológico.

[Continua depois da Publicidade]

O encontro também abordou a organização da Semana da Mineração, prevista para maio de 2025, em Cuiabá. O evento deve fortalecer o setor, especialmente o cooperativismo mineral, que já é referência nacional em organização e estrutura no estado.

Durante a reunião, foi anunciado ainda o Fórum de Ramos, que reunirá cooperativas de várias regiões do país para trocar experiências e fortalecer as atividades no setor mineral.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo representantes do Grupo de Trabalho, quatro frentes estão sendo estruturadas: negociações, capacitações, workshops e a interiorização dos projetos, alcançando também os municípios mais distantes. A próxima reunião do grupo está marcada para a primeira semana de maio.

Criado em abril do ano passado, o Grupo de Trabalho da Mineração tem como principal objetivo consolidar diretrizes para a atividade mineral dentro da Constituição Estadual. A expectativa é que a iniciativa deixe como legado uma política pública sólida e permanente para a mineração em Mato Grosso.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.