A Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso alcançou a marca de 105 escolas no modelo cívico-militar nesta semana, conforme divulgado pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT). As novas adesões ocorreram nas unidades Antonio João Ribeiro (Poconé), André Avelino Ribeiro (Cuiabá) e André Maggi (Sapezal), que realizaram consultas públicas com pais, responsáveis e estudantes maiores de 16 anos para decidir sobre a conversão.
Processo de adesão e participação da comunidade
Segundo a Seduc-MT, o processo de conversão é pautado na participação da comunidade escolar. Os votos foram coletados de forma presencial e virtual, garantindo que a decisão refletisse as necessidades locais e a opinião da base escolar. As consultas públicas seguiram diretrizes estabelecidas em editais publicados no Diário Oficial e no site oficial da secretaria, além de ampla divulgação em reuniões regionais.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, ressaltou que o modelo cívico-militar mantém o currículo tradicional, com professores atuando normalmente, enquanto militares da reserva colaboram na disciplina e organização da rotina escolar. Conforme a nota oficial, a rede estadual conta agora com 105 escolas cívico-militares, atendendo mais de 80 mil estudantes, com o objetivo de reduzir a evasão, prevenir violência e promover avanços na aprendizagem.
Contratação e capacitação
O processo de contratação dos militares da reserva já começou, com a publicação de editais nos 13 polos regionais de educação. Além disso, a Seduc-MT investe na formação e treinamento de diretores, coordenadores, professores e monitores para garantir a implementação adequada do modelo cívico-militar.
Distribuição das escolas cívico-militares
As 105 unidades estão distribuídas por todas as regiões do estado, abrangendo cidades como Alta Floresta, Cáceres, Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Sapezal, entre outras. Entre as mais recentes, destacam-se:
- EE Antonio João Ribeiro – Poconé
- EE André Avelino Ribeiro – Cuiabá
- EE André Maggi – Sapezal
Objetivos e impactos esperados
O modelo cívico-militar busca fortalecer a disciplina escolar sem substituir o corpo docente, promovendo um ambiente mais seguro e organizado. Estudos do próprio Ministério da Educação indicam que escolas com gestão cívico-militar apresentam redução de conflitos e melhoria no desempenho acadêmico em comparação com unidades que seguem o modelo tradicional, especialmente em contextos de vulnerabilidade social.
Reportagem baseada em Seduc-MT e editais oficiais.


















