Mato Grosso amplia vacinação contra influenza para toda a população, mas cobertura ainda é baixa

Destaque, rede social, vacinação, influenza, Mato Grosso, SES-MT, saúde pública, gripe, imunização, cobertura vacinal, Imuniza Mais MT, UBS, Ministério da Saúde, inverno

Fonte: CenarioMT

Apenas 39,2% do público-prioritário se vacinou até julho; estado já distribuiu mais de 1,2 milhão de doses e reforça ações para elevar cobertura

A vacinação contra a influenza foi ampliada para toda a população de Mato Grosso com mais de seis meses de idade desde o dia 1º de julho. No entanto, os números ainda preocupam: apenas 627.128 doses foram aplicadas desde o início da campanha, em abril, o que representa uma cobertura vacinal de 39,2% entre os grupos prioritários — crianças, idosos e gestantes — em um universo de 840 mil pessoas.

A taxa é inferior à média nacional, que alcança 44,4%, conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). Apesar da baixa adesão, o Estado já distribuiu mais de 1,2 milhão de doses aos municípios, que são os responsáveis pela aplicação nos postos de saúde.

[Continua depois da Publicidade]

Entre os destaques positivos, Planalto da Serra lidera o ranking estadual com 97,5% de cobertura no público-alvo, superando a meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde para as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Outros municípios com bom desempenho incluem União do Sul (80,7%), São José do Povo (76,3%) e Lambari D’Oeste (76,3%).

“As cidades com os maiores percentuais de vacinação estão de parabéns. É preciso valorizar e reforçar todas as ações voltadas à imunização da população”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo. Ele reforça que as vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todos os municípios.

[Continua depois da Publicidade]

Por outro lado, as maiores cidades do estado ainda têm desempenho abaixo do ideal. Cuiabá tem cobertura de 36,8%, Várzea Grande registra 28,5%, e Rondonópolis, 42,9%. Em números absolutos, entretanto, essas cidades foram as que mais vacinaram: 111.342 doses em Cuiabá, 37.537 em Várzea Grande e 45.977 em Rondonópolis.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, destacou que a vacinação é uma importante aliada para evitar complicações e internações decorrentes de infecções respiratórias, especialmente durante o inverno. “É essencial que os municípios façam ações de busca ativa, promovam vacinação fora das unidades e estendam os horários de atendimento para elevar os índices de imunização”, orientou.

Programa Imuniza Mais MT

Desde 2021, o Governo de Mato Grosso mantém o programa Imuniza Mais MT, que premia os municípios com melhor desempenho em vacinação. A iniciativa tem contribuído para o aumento da cobertura vacinal infantil, com foco em imunizantes como BCG, Tríplice Viral e Pentavalente.

Com investimentos de quase R$ 20 milhões entre 2021 e 2025, o programa tem fortalecido a infraestrutura da rede municipal de saúde, por meio da aquisição de equipamentos, capacitações, insumos e melhorias logísticas. “A ideia é garantir acesso à saúde de qualidade para todos os cidadãos”, concluiu Alessandra.

A intensificação da vacinação contra a gripe é considerada fundamental para conter a circulação de vírus respiratórios e proteger os mato-grossenses em um período de maior vulnerabilidade à doença.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Reporter e editor do CenárioMT, possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso. Cargo: Repórter, DRT: 0001686-MT