A partir desta sexta-feira (19), Mato Grosso inicia a promoção da carne bovina produzida no estado em importantes feiras internacionais na Bolívia e no Peru. Entre as ações estão reuniões com potenciais importadores e a divulgação dos benefícios do comércio com os dois países.
O Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sebrae e Invest MT, lidera a participação do estado, destacando a qualidade, sustentabilidade e potencial de Mato Grosso no mercado internacional de carnes.
Na Bolívia, o foco é a ExpoCruz, em Santa Cruz de la Sierra, o maior evento multissetorial da América Latina. A feira é uma plataforma estratégica para empresas que buscam acesso a mercados internacionais e permite fortalecer redes comerciais em toda a região.
Em 2025, Mato Grosso já exportou para a Bolívia 47 toneladas de carnes desossadas de bovinos e 287 toneladas de outros sebos bovinos, gerando receita superior a US$ 582 mil.
“A participação na ExpoCruz é estratégica para ampliar a presença da nossa carne em mercados internacionais. A Bolívia se mostra um parceiro comercial cada vez mais relevante, e estar presente em uma das maiores feiras da América Latina fortalece a imagem de Mato Grosso em qualidade, sustentabilidade e segurança alimentar”, afirma Henrique Prado Olvido de Miranda, diretor administrativo-financeiro do Imac.
No Peru, a participação ocorre entre os dias 24 e 26 de setembro, na Expoalimentaria, principal feira de alimentos e bebidas da América Latina. O evento conecta os principais operadores da distribuição, varejo, setor horeca e canais especializados nacionais e internacionais.
Para o mercado peruano, 10 indústrias frigoríficas de Mato Grosso estão habilitadas, tendo exportado 140 toneladas de miudezas bovinas, gerando receita de US$ 257,4 mil neste ano.
“A Expoalimentaria é uma oportunidade estratégica em um mercado competitivo. Reforçamos que nosso sistema de produção é referência em atributos socioambientais, capacidade de abastecimento e qualidade superior. Nossa carne se destaca pela maciez, sabor intenso e suculência”, ressalta Henrique Miranda.
    
    
    
    
    
							















