Mato Grosso alcança menor taxa de analfabetismo da história, revela IBGE

Os dados do IBGE também lançam luz sobre a situação entre a população mais velha.

Fonte: CENÁRIOMT

analfabetismo
Mato Grosso alcança menor taxa de analfabetismo da história, revela IBGE

Uma notícia que celebra o avanço da educação: Mato Grosso registrou a menor taxa de analfabetismo de sua série histórica, iniciada em 2016. Conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 3,8% da população mato-grossense com 15 anos ou mais não sabe ler e escrever.

Esse índice coloca Mato Grosso como o 9º estado com a menor taxa de analfabetismo no Brasil, destacando-se positivamente ao ficar abaixo da média nacional, que é de 5,3%.

Mato Grosso no ranking nacional de analfabetismo (Pessoas com 15 anos ou mais)

  1. Distrito Federal: 1,8%
  2. Santa Catarina: 1,9%
  3. Rio de Janeiro: 2,0%
  4. São Paulo: 2,3%
  5. Rio Grande do Sul: 2,4%
  6. Paraná: 3,5%
  7. Goiás: 3,6%
  8. Mato Grosso do Sul: 3,7%
  9. Mato Grosso: 3,8%
  10. Espírito Santo: 3,9%
  11. Roraima: 4,0%
  12. Minas Gerais: 4,4%
  13. Amazonas: 4,9%
  14. Rondônia: 5,1%
  15. Amapá: 5,4%
  16. Pará: 6,5%
  17. Tocantins: 6,6%
  18. Acre: 9,3%
  19. Bahia: 9,7%
  20. Pernambuco: 10,1%
  21. Rio Grande do Norte: 10,4%
  22. Sergipe: 10,8%
  23. Maranhão: 11,4%
  24. Ceará: 11,7%
  25. Paraíba: 12,8%
  26. Piauí: 13,8%
  27. Alagoas: 14,3%

Desafios e avanços entre gêneros e idosos

A análise por gênero mostra que a taxa de analfabetismo entre os homens mato-grossenses com 15 anos ou mais é de 3,8%, enquanto para as mulheres, o índice é ligeiramente menor, em 3,7%.

Os dados do IBGE também lançam luz sobre a situação entre a população mais velha. Entre as pessoas com 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo em Mato Grosso foi de 15,7%. Apesar de registrar uma queda de 2,4 pontos percentuais, esse índice ainda se encontra acima da média nacional para a mesma faixa etária, que é de 14,9%.

Interessante notar que, entre os idosos, a porcentagem de homens que não sabem ler e escrever em Mato Grosso subiu para 16,2%, enquanto a de mulheres caiu para 15,2%.

Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.