Mato Grosso agoniza sob a pior seca das últimas décadas

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso agoniza sob a pior seca das últimas décadas
Mato Grosso agoniza sob a pior seca das últimas décadas

O estado de Mato Grosso enfrenta uma crise hídrica sem precedentes. Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), a região está vivenciando a pior seca dos últimos 44 anos para o período de maio a agosto. Todos os 142 municípios mato-grossenses sofrem com a escassez de água, seja de forma moderada, severa ou extrema.

A capital, Cuiabá, não escapa da crise. A última chuva significativa ocorreu em 18 de abril, há mais de 130 dias. O nível dos rios está em seus pontos mais baixos dos últimos anos, afetando diretamente o abastecimento de água e a navegação.

[Continua depois da Publicidade]

Não há previsão de chuvas significativas para as próximas semanas, o que agrava ainda mais a situação. A umidade relativa do ar deve continuar baixa, aumentando o risco de incêndios e prejudicando a saúde da população.

Especialistas alertam que a estiagem prolongada e a falta de planejamento podem agravar a crise hídrica nos próximos anos. É urgente a adoção de medidas para garantir o abastecimento de água e minimizar os impactos da seca na população e no meio ambiente.

[Continua depois da Publicidade]

Impactos da seca em Mato Grosso

Rio Madeira atinge a cota de 15 metros em Porto Velho. Foto Defesa Civil/ Porto Velho
Foto Defesa Civil
  • Emergência em dezenas de municípios de Mato Grosso: Várias cidades já decretaram estado de emergência devido à seca, como Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Barão de Melgaço.
  • Incêndios: A vegetação seca e as altas temperaturas favorecem a ocorrência de queimadas, que já causam prejuízos ambientais e à saúde da população.
  • Agricultura: A falta de chuva compromete a produção agrícola, com prejuízos para os produtores e impactos na economia do estado.
  • Energia: A redução do nível dos reservatórios das hidrelétricas pode levar ao aumento do custo da energia elétrica.
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.