A Mato Grosso avançou no mapeamento de áreas de risco em Nortelândia, a 230 km de Cuiabá, com o objetivo de identificar regiões suscetíveis a enchentes, deslizamentos e inundações. A ação, de caráter preventivo, ocorreu entre 3 e 5 de julho em parceria com a Prefeitura para orientar estratégias de mitigação de danos.
Com uso de imagens de satélite, drones e sistemas georreferenciados, a equipe da Coordenadoria de Prevenção e Preparação da Defesa Civil Estadual realizou vistorias detalhadas. O trabalho incluiu reuniões de alinhamento, inspeções de campo, análises geotécnicas, entrevistas com moradores e levantamento de registros anteriores, além de avaliar a capacidade de resposta local a desastres.
Segundo a Defesa Civil, o levantamento é essencial para direcionar recursos e esforços de forma estratégica. Essa iniciativa integra o plano estadual de fortalecer a rede de proteção em todo o estado. Em abril, Nortelândia já havia recebido um veículo para apoiar as atividades da Defesa Civil municipal.
Ao longo do ano, o mapeamento também foi feito em Salto do Céu, Rio Branco, Tangará da Serra, Poxoréu, Cáceres, Porto Esperidião, São José do Rio Claro, Alto Taquari e Pedra Preta.