Mais sete pontes de concreto começam a ser construídas na Transpantaneira

O Governo de Mato Grosso inicia a construção de sete pontes de concreto na MT-060 para substituir estruturas de madeira e melhorar a segurança na rodovia.

Fonte: CenárioMT

Mais sete pontes de concreto começam a ser construídas na Transpantaneira
Mais sete pontes de concreto começam a ser construídas na Transpantaneira - Foto: SINFRA

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) autorizou o começo das obras para erguer sete novas pontes de concreto na rodovia MT-060, a Transpantaneira, em Poconé. Essas pontes variam entre 47 e 71 metros de extensão e tiveram investimento de R$ 29,4 milhões.

Distribuídas ao longo de mais de 60 quilômetros da Estrada Parque, as estruturas vão substituir pontes de madeira que atravessam os diversos cursos d’água do Pantanal. Desde 2019, a Sinfra-MT já substituiu 46 pontes de madeira, sendo 32 por aduelas de concreto, que são menores, com até 20 metros, e 14 por pontes maiores, incluindo a de 120 metros sobre o Rio Figueira, a maior da estrada.

[Continua depois da Publicidade]

O secretário Marcelo de Oliveira reforça que o objetivo é trocar todas as pontes de madeira da Transpantaneira, destacando que a construção ocorre na seca para facilitar os desvios no curso da estrada. Ele ressalta ainda a economia proporcionada pelas pontes de concreto, que demandam menos manutenção do que as de madeira, além de deixar um legado importante para o turismo e a população local.

Além dessas sete pontes, a Sinfra-MT prepara licitação para mais 34 estruturas de concreto. O gerente da Transpantaneira, Paulo Abranches, comentou que o processo de encabeçamento das pontes contribui para a conservação ambiental, aumentando a reserva de água e beneficiando a fauna do Pantanal. O nivelamento das pontes também melhora a visibilidade para motoristas, reduzindo o número de acidentes.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator no CenárioMT, é analista de TI e game designer no tempo livre.