Mais segurança para as mulheres: uso do Botão do Pânico cresce em Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

uso do Botão do Pânico cresce em Mato Grosso
uso do Botão do Pânico cresce em Mato Grosso Ascom Prefeitura/ Anderson Lippi

O estado de Mato Grosso enfrenta um desafio crescente no combate à violência contra a mulher. Apesar do aumento no número de casos de feminicídio, o Estado tem intensificado as ações de proteção às vítimas, com destaque para o uso do Botão do Pânico, uma ferramenta que tem mostrado eficácia na prevenção e no combate à violência doméstica.

De acordo com o Anuário de Segurança Pública de 2024, Mato Grosso ocupa a 8ª posição no ranking nacional de violência doméstica, com mais de 10 mil casos registrados em 2023. Deste total, 45 resultaram em feminicídio. A situação se agravou ainda mais no primeiro semestre de 2024, com 20 feminicídios já registrados.

[Continua depois da Publicidade]

Diante desse cenário alarmante, as autoridades têm buscado fortalecer as medidas de proteção às mulheres. Uma das ferramentas mais eficazes tem sido o Botão do Pânico, disponível através do aplicativo SOS Mulher MT. Lançado em 2021, o aplicativo permite que as vítimas de violência doméstica solicitem medidas protetivas de forma online e acionem a polícia em caso de emergência.

Os dados mostram um crescimento significativo no uso do aplicativo. No primeiro semestre de 2024, foram registrados 3.376 downloads, um aumento de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior. As solicitações de medidas protetivas com o Botão do Pânico também cresceram 9%, totalizando 2.731 pedidos.

[Continua depois da Publicidade]

A delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, destaca a importância do trabalho das delegacias especializadas no atendimento às mulheres e ressalta que a confiança e o acolhimento são essenciais para que as vítimas denunciem os agressores.

“A Polícia Civil tem reforçado a cada ano o trabalho de acolhimento nas delegacias de polícia, pois as unidades são a porta de entrada na proteção às vítimas de violência doméstica. Confiança, acolhimento e segurança são elementos-chave do trabalho policial”, afirma a delegada.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.