Mais de 80 mil candidatos em Mato Grosso realizam o ENEM 2025 no primeiro dia

Em Mato Grosso, os portões de acesso serão abertos às 11h e fechados pontualmente às 12h (horário local).

Fonte: CENÁRIOMT

Enem - Foto CenárioMT
Enem - Foto CenárioMT

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2025) tem seu primeiro dia de aplicação neste domingo (9 de novembro), com a expectativa de receber $80.429$ candidatos em Mato Grosso.

O contingente de inscritos no Estado é composto por 45.295 isentos da taxa de inscrição e 35.134 pagantes.

[Continua depois da Publicidade]

As provas são divididas em dois domingos. No primeiro dia, 9 de novembro, serão aplicadas as provas de Linguagens (Língua Portuguesa e Língua Estrangeira), Ciências Humanas e a Redação. No segundo dia, 16 de novembro, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e Matemática.

Em Mato Grosso, os portões de acesso serão abertos às 11h e fechados pontualmente às 12h (horário local).

[Continua depois da Publicidade]

Cenário nacional

Nacionalmente, o exame registrou 4,8 milhões de inscritos, um aumento expressivo em relação aos anos anteriores. Os estados com maior número de participantes são:

  • São Paulo (751.648)
  • Minas Gerais (464.994)
  • Bahia (428.019)

O Enem é a principal porta de acesso à educação superior no Brasil, sendo crucial para o Sisu, Prouni e Fies.

Vale ressaltar a exceção logística: as provas serão aplicadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), devido à realização da COP30.

Cerca de 98.558 participantes em todo o país utilizarão o Enem 2025 para a obtenção da certificação para conclusão do ensino médio ou proficiência parcial (para maiores de 18 anos). Para isso, é necessário atingir, no mínimo, 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 pontos na redação.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: rdayelle@gmail.com