Mais de 400 atendimentos são realizados durante Mutirão da Saúde em Sinop

Ação no último sábado (09) ofereceu vacinação, aferição de pressão arterial, tipagem sanguínea e glicemia com apoio do projeto UFMT na Comunidade

Fonte: CENÁRIOMT

Mais de 400 atendimentos sao realizados durante Mutirao da Saude em Sinop
Mais de 400 atendimentos são realizados durante Mutirão da Saúde em Sinop

Mais de 400 atendimentos foram realizados no último sábado (09) durante o Mutirão da Saúde promovido pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A ação ocorreu no Supermercado Atacado Machado Super Center e reuniu serviços de imunização, aferição de pressão arterial, testes de glicemia e tipagem sanguínea. A atividade contou com apoio do projeto UFMT na Comunidade, desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso e apoiado pelo Rotary Club Teles Pires.

Ao todo, foram aplicadas 237 doses de vacinas, realizados 89 atendimentos de aferição de pressão arterial, 36 testes de tipagem sanguínea e 128 exames de glicemia. Além disso, a equipe do Bolsa Família esteve presente para atualização de dados e pesagem dos beneficiários. O trabalho foi executado por servidores da saúde municipal em conjunto com acadêmicos dos cursos de enfermagem, farmácia e medicina da UFMT.

[Continua depois da Publicidade]

O coordenador de imunização da Prefeitura, João Breganó, destacou que o mutirão cumpre papel fundamental na aproximação entre a rede pública de saúde e a população. “Ofertamos vacinação, pesagem do Bolsa Família, tipagem sanguínea, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Esses serviços são de suma importância, pois permitem rastrear possíveis problemas, orientar a população e manter o acompanhamento em dia. O atendimento foi satisfatório, com bom comparecimento e adesão da comunidade”, afirmou.

A equipe da Secretaria de Saúde aplicou imunizantes previstos no Plano Nacional de Imunização, com exceção da vacina contra a dengue. Para Breganó, ações como essa ajudam a manter o cartão vacinal atualizado e reduzem riscos de doenças. “É uma maneira eficaz de estarmos próximos da comunidade, garantindo acesso rápido a serviços essenciais”, completou.

[Continua depois da Publicidade]

A monitora do UFMT na Comunidade, Natalia Alves, explicou que o projeto é uma oportunidade para os acadêmicos aplicarem o que aprendem em sala de aula. “O UFMT na Comunidade é um projeto que leva para a população o que aprendemos na faculdade, colocando em prática nossos conhecimentos. Também é uma forma de retribuir à sociedade o que a universidade pública nos oferece. Realizamos teste de tipagem sanguínea, glicemia, aferição da pressão e bioimpedância para que as pessoas conheçam melhor sua própria saúde”, detalhou.

O operador de máquinas Mauro Luiz Pansera esteve presente no mutirão e foi atendido pelas equipes. Ele contou que aproveitou a visita ao supermercado para cuidar da saúde. “Eu vim comprar e vi o mutirão. Resolvi aproveitar e já verificar a pressão e a diabetes. O bom é que a pessoa vem fazer compra e já consegue cuidar da saúde no mesmo lugar”, disse.

Além das atividades no supermercado, a Secretaria de Saúde também realizou 30 consultas de cardiologia no Centro de Especialidades Médicas (CEM), com o objetivo de zerar a fila de espera no município.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.