Mais de 37 mil estudantes da rede estadual de Mato Grosso, tanto do Ensino Médio regular quanto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), já podem se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O prazo final para as inscrições é 6 de junho.
Deste total, mais de 27 mil alunos estão intensificando a preparação para as provas, que serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro, por meio do Pré-Enem Digit@l MT. Essa iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Cada estudante inscrito no programa recebeu material pedagógico específico, com exercícios e simulados, para ser utilizado durante os nove meses de curso, de março a novembro.
As atividades do Pré-Enem Digit@l MT são desenvolvidas em 14 municípios polo do estado: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Juína, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande. As aulas acontecem tanto presencialmente quanto online, com o suporte da plataforma da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), além de outras plataformas parceiras, e são acompanhadas por professores da rede estadual selecionados para o projeto.
A Seduc também oferece simulados e aulões, como o de redação, agendado para 4 de junho, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal da Seduc no YouTube.
Este ano, o Pré-Enem Digit@l MT introduziu inovações, como “pílulas de conhecimento” (dicas Enem), “fato ou fake” (verdade pela Ciência), jogos, oficinas de redação e outras ações que serão realizadas paralelamente às aulas regulares, sem interferir na rotina escolar.
Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o cursinho é uma iniciativa que une tecnologia, apoio pedagógico e acompanhamento contínuo, com o objetivo de oferecer igualdade de oportunidades aos alunos da rede pública que almejam uma vaga no ensino superior. “O Enem é uma ferramenta que pode transformar a vida de muitos jovens, abrindo as portas para um futuro cheio de possibilidades e oportunidades, além de possibilitar acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni)“, completou.
O secretário reforça a importância da inscrição no Enem até 6 de junho para a realização do sonho da universidade. “Para quem completou todo o Ensino Médio em escola pública, além de bolsistas integrais de escolas particulares e pessoas em situação de vulnerabilidade econômica com registro no CadÚnico, têm direito à isenção da taxa de inscrição, que é de R$ 85″.
Neste ano, os estudantes beneficiados pelo programa federal Pé-de-Meia receberão R$ 200 após participarem das provas do Enem. Embora o exame seja voltado para estudantes que estão concluindo o Ensino Médio, qualquer pessoa que já o tenha finalizado, independentemente da idade, pode realizá-lo.