Mais de 20 órgãos do Judiciário, Legislativo e Executivo apoiam TSE no combate à desinformação

Fonte: CENÁRIOMT

Mais de 20 órgãos pertencentes aos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo uniram-se ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no combate à desinformação nas Eleições Municipais de 2020. Até a última sexta-feira (20), 23 instituições haviam atendido ao pedido do presidente da Corte Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, que solicitou às entidades a publicação, nos sites das entidades, de um banner de divulgação do Tira-Dúvidas Eleitoral, assistente virtual do TSE no WhatsApp.

Além de estimular o voto consciente e promover o fortalecimento da democracia, a ação tem como finalidade ampliar a difusão da nova ferramenta da Justiça Eleitoral, por meio da qual o cidadão pode esclarecer dúvidas, acessar conteúdos checados por agências de notícias, consultar o local de votação e obter informações sobre candidaturas, entre outras funcionalidades.

[Continua depois da Publicidade]

Participam da iniciativa o Supremo Tribunal Federal (STF); o Superior Tribunal de Justiça (STJ); o Tribunal Superior do Trabalho (TST); o Ministério Público Federal (MPF); o Ministério Público do Trabalho (MPT); o Conselho Nacional de Justiça (CNJ); o Tribunal de Contas da União (TCU); o Senado Federal; a Câmara dos Deputados; a Presidência da República; a Casa Civil; a Controladoria-Geral da União (CGU); a Advocacia-Geral da União (AGU); a Secretaria-Geral da Presidência da República; a Secretaria de Governo; e os Ministérios da Justiça e Segurança Pública; das Relações Exteriores; da Cidadania; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Ciência, Tecnologia e Inovações; do Turismo; de Minas e Energia; e da Defesa.

Combate à desinformação

[Continua depois da Publicidade]

A divulgação dos banners vai ao encontro dos objetivos do Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020, lançado pelo TSE em agosto do ano passado e que até o momento conta com a colaboração de 57 instituições parceiras. O projeto baseia-se em seis eixos temáticos para o combate às informações falsas propagadas nas redes sociais. São eles: organização interna, alfabetização midiática e informacional, contenção à desinformação, identificação e checagem de desinformação, aperfeiçoamento do ordenamento jurídico e aperfeiçoamento de recursos tecnológicos.

Assistente Virtual do TSE no WhatsApp

O Tira-Dúvidas Eleitoral é fruto de um acordo firmado com o WhatsApp para ajudar na circulação de dados e informações oficiais sobre o processo eleitoral brasileiro. O chatbot foi desenvolvido pela empresa Infobip, no ambiente do WhatsApp Business, de forma totalmente gratuita.

 

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.