Mais de 107 mil títulos cancelados impactam eleitorado em Mato Grosso

Eleitores com títulos cancelados por ausência em eleições podem regularizar situação pelo site do TSE.

Fonte: CenárioMT

Mais de 107 mil títulos cancelados impactam eleitorado em Mato Grosso
Mais de 107 mil títulos cancelados impactam eleitorado em Mato Grosso - Imagem Ilustrativa

O Mato Grosso registrou o cancelamento de 107.411 títulos de eleitor, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A medida atinge 4,13% do eleitorado estadual, estimado em 2.597.642 pessoas. O cancelamento automático foi realizado entre os dias 30 de maio e 2 de junho, após o encerramento do prazo para regularização, em 19 de maio.

O motivo principal foi a ausência não justificada em três eleições consecutivas, incluindo turnos e pleitos suplementares. A legislação prevê o cancelamento nesses casos conforme a Resolução TSE nº 23.737/2024 e o Provimento nº 1/2025 da Corregedoria-Geral Eleitoral.

[Continua depois da Publicidade]

No total, mais de 5 milhões de títulos foram cancelados em todo o país, o equivalente a 3,17% do eleitorado brasileiro. Em contrapartida, 5.074 eleitores mato-grossenses conseguiram regularizar a situação a tempo. Nacionalmente, 223.211 pessoas fizeram o mesmo.

De acordo com a Corregedoria do TRE-MT, o título cancelado acarreta diversas consequências, como a impossibilidade de votar, ser votado, obter passaporte, assumir cargos públicos, renovar matrícula em instituições oficiais e participar de programas sociais.

[Continua depois da Publicidade]

“É fundamental compreender que, com o título eleitoral cancelado, o cidadão ficará impedido de votar nas eleições de 2026. O exercício do direito ao voto só será possível se a situação for regularizada até o fechamento oficial do cadastro eleitoral, em 6 de maio de 2026”, alertou o coordenador jurídico-administrativo da Corregedoria.

A regularização pode ser feita online, por meio da opção “Autoatendimento do Eleitor” no site do TSE, ou presencialmente nos cartórios eleitorais. O processo exige a apresentação de documentos complementares.

Além da ausência nas eleições, títulos podem ser cancelados por falecimento ou não comparecimento à revisão obrigatória do eleitorado. Já a suspensão temporária ocorre em situações como serviço militar obrigatório, condenação criminal com sentença definitiva ou improbidade administrativa com decisão judicial transitada em julgado.

Vale lembrar que a Justiça Eleitoral não envia aviso prévio sobre cancelamentos. Por isso, é recomendado que os eleitores verifiquem regularmente sua situação no site do TSE, evitando contratempos futuros nas eleições de 2026.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.