Mais da metade dos brasileiros contrata empréstimo para terminar o mês, diz pesquisa do Google

Fonte: Naiara Bertão, Valor Investe

mais da metade dos brasileiros contrata emprestimo para terminar o mes diz pesquisa do google 849232

“Dar um gás” é uma expressão comumente usada para se referir à necessidade de dar aquele empurrãozinho extra para seguir em frente. Foi justamente pensando em dar um gás para que seu mês não terminasse no vermelho que muitos brasileiros contrataram um empréstimo pessoal nos últimos 12 meses.

Segundo pesquisa do Google Survey, ferramenta de pesquisa on-line do buscador, realizada no mês de junho deste ano, mais da metade (51,6%) dos entrevistados disse ter pegado um empréstimo para ter “fôlego financeiro”, especialmente para pagar impostos, despesas mensais, faturas (como de cartões) e outras dívidas.

Outros 45,3% dos entrevistados disseram ter usado o valor emprestado para viabilizar projetos, como reformas (15,5%), compra de automóvel (10,4%), viagens (9,8%) ou compra de imóveis (9,6%).

Para o estudo, o Google ouviu 900 consumidores que tomaram pelo menos um empréstimo nos últimos 12 meses.

[Continua depois da Publicidade]

É interessante notar que quase metade deles já prefere contratar este tipo de serviço pela internet (em sites ou aplicativos) ou telefone : cerca de 30% dos entrevistados gostaria de contratar o serviço de empréstimo por meio de aplicativos, 20% em sites, 11% por meio do telefone, somando 41% do total. Enquanto isso, a preferência por lojas físicas foi apontada por 37,8%.

Mesmo assim, a maior parte dos entrevistados ainda recorre aos bancos tradicionais para buscar ajuda financeira. Segundo o Google, no último ano, apenas 8,6% das pessoas que tomaram empréstimo fizeram isso por aplicativos ou sites de fintechs (startups de tecnologia que atuam na área financeira). As instituições bancárias tradicionais foram o canal de contratação escolhido por 46,2%.

“Este dado mostra que há espaço para que essas empresas nativas digitais cresçam no mercado, assim como ocorreu em outras categorias bancárias, como cartão de crédito e adquirência”, diz diz Fernanda Dória, gerente de Google Marketing Solutions no Brasil.