Maior águia das Américas é capturada em cidade de MT: veja o vídeo

Gavião-real apareceu num assentamento de Confresa. Ave estava com uma das asas fraturada e precisou de atendimento clínico

Fonte: CenárioMT

gaviao real

Um gavião-real foi capturado em um assentamento na cidade de Confresa, em Mato Grosso. Considerada a maior águia das Américas, a ave estava com uma asa fraturada.

A ave foi localizada no assentamento Santa Clara. Moradores procuraram a Polícia Militar relatando a aparecimento da ave. A comunidade rural que fica distante 50 km do perímetro urbano.

O gavião-real foi resgatado por policiais militares e servidores da secretaria Municipal de Meio Ambiente do município de Santa Cruz do Xingu. Além da asa quebrada, a águia, de aproximadamente 9 quilos e 90 cm, estava debilitada e com uma asa quebrada.

O gavião-real foi encaminhando imediatamente para uma clínica conveniada para avaliação e tratamento médico.

[Continua depois da Publicidade]

Outro nome atribuído ao gavião-real é harpia. Mais da metade de sua distribuição encontra-se nas florestas brasileiras, conforme o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Devido à redução populacional pela intensa perda de habitat e pela caça, a espécie é considerada globalmente quase ameaçada de extinção (NT) e nacionalmente vulnerável (VU).

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.