Vereadores aprovam projeto itinerante para aproximar vereadores da população luverdense

Fonte: CenarioMT

vereadores plenario sessao 25082025
Foto: Rayan Nicácio | Ascom Câmara

A Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde aprovou nesta segunda-feira (25), durante sessão ordinária, um projeto de resolução que institui a Câmara Itinerante, iniciativa que permitirá levar as sessões legislativas para comunidades rurais, bairros e espaços públicos da cidade. O objetivo é ampliar a participação popular e aproximar os vereadores da população.

De acordo com o presidente da Casa, Airton Callai, a proposta busca criar um ambiente em que os moradores possam acompanhar de perto o trabalho parlamentar e apresentar suas demandas. “A Câmara Itinerante vai fazer com que a maioria dos vereadores tenham mais acesso à população e que a população, feito em horário especial, possa também ter acesso aos vereadores e levar suas demandas. É nós aproximar o legislativo da população. Esse é o nosso trabalho”, afirmou.

[Continua depois da Publicidade]

A primeira sessão itinerante já tem data definida: 15 de setembro, no CTG Centro da Tradição, em homenagem à Semana Farroupilha. Ainda em 2025 deve ser realizada mais uma edição. Para 2026, a previsão é de que aconteçam de duas a três sessões, com calendário definido e aprovado por todos os vereadores. A partir de 2027, a meta é realizar ao menos quatro sessões por ano, uma a cada trimestre.

O projeto prevê que os encontros também possam ser realizados na zona rural, em localidades como Groslândia, Itambiquara, Santa Bárbara, Setor 11 e São Cristóvão. Segundo Callai, a escolha dos locais será feita em diálogo com os moradores, de forma a garantir a participação efetiva da comunidade. “Não adianta nós levarmos até a zona rural e as pessoas que gostariam de estar lá não possam estar. Tudo isso é programado e conversado para que a gente possa fazer uma sessão bonita e, principalmente, produtiva”, destacou o presidente.

[Continua depois da Publicidade]

Com a Câmara Itinerante, o legislativo luverdense pretende consolidar um novo modelo de interação, levando o debate político para além do plenário e estimulando a construção coletiva de soluções para os diferentes bairros e comunidades rurais do município.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT