Vacinação contra gripe e sarampo começa hoje em Lucas do Rio Verde

Campanha tem grupos prioritários idosos e profissionais da saúde. Vacina está disponível em todos os PSFs, à exceção do localizado no Jardim Primavera

Fonte: CenárioMT

vacinacao contra gripe e sarampo comeca hoje em lucas do rio verde 1127834

Começa hoje (11) em Lucas do Rio Verde a campanha de vacinação contra gripe e sarampo. Todas as unidades de saúde do município têm doses de vacina, com exceção do PSF do Jardim Primavera.

A vacina da gripe será aplicada em idosos e profissionais de saúde, conforme orientação do Ministério da Saúde. A expectativa é imunizar 3.343 idosos e cerca de 1,2 mil profissionais de saúde.

O município primeiro lote de vacinas, correspondente a 32% da meta definida para o grupo a ser vacinado, já está disponível nas unidades de saúde.

“O vírus da gripe vai se modificando todo ano. Então, todo ano é preparada uma nova vacina pra combater a influenza. Por isso é importante a vacinação anual. Infelizmente nós não temos a vacina pra toda a população, por isso a gente precisa respeitar os grupos prioritários, que são dispostos pelo Ministério da Saúde”, orienta a coordenadora da Vigilância em Saúde, Cláudia Engelmann.

[Continua depois da Publicidade]

Sarampo

O primeiro grupo a ser vacinado contra sarampo é formado por trabalhadores da saúde. Outros grupos serão imunizados em seguida, a partir de maio. O segundo grupo prioritário a ser imunizado é formado por crianças de 6 meses até 4 anos, mesmo que estejam com a carteira de vacinação em dia, a criança será vacinada.

A vacinação contra sarampo ocorre em razão da volta da doença, que fez com que o Brasil perdesse o certificado de erradicação de sarampo em 2018.

Entre 2018 e 2021, foram registrados no país 39,3 mil casos de sarampo. Neste período foram registrados 40 óbitos provocados pela doença. A situação é considerada “alarmante”

“A gente observa muito por às vezes a população não conhecer as doenças, porque são doenças que não circulam mais, então acaba ou atrasando ou escolhendo não fazer e por isso o Ministério da Saúde está reforçando nessas campanhas pra que todas as crianças recebam a imunização”, reforça Engelmann.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.