Unidade Permanente de Castração fecha ano com 1288 animais castrados em Lucas do Rio Verde

Serviço é oferecido gratuitamente para famílias de baixa renda de Lucas do Rio Verde

Fonte: Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)
(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio de um trabalho voltado para a saúde pública da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, garantiu a castração de 1.288 cães e gatos no ano de 2023.

Este número representa um aumento de 39,36% de animais atendidos em relação a 2022, quando foram castrados 781 cães e gatos, na Unidade Permanente de Castração de Cães e Gatos – UPC. O local conta com dois cirurgiões veterinários, dois auxiliares, um administrativo e uma coordenadora.

“Tivemos alguns avanços claro, de 2023 em relação ao ano de 2022. Mas tem muita coisa para fazer ainda pela causa animal. Nós já conseguimos para o ano que vem, um veículo zero quilômetro através do deputado Gilberto Cattani, para usar na causa. Ele será utilizado para fazer o transporte de animais que precisam fazer cirurgia e estão nos bairros mais distantes”, comentou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes.

O espaço de atendimento é adaptado em um contêiner, que funciona desde 2021 na Avenida da Fé, Bairro Tessele Junior. Este ano, a unidade passou por algumas melhorias, o que permitiu mais castrações em fêmeas e machos.

[Continua depois da Publicidade]

Para o ano que vem, a intenção é fazer outras melhorias, como a cobertura definitiva do espaço.

O serviço tem como objetivo diminuir o alto índice de nascimentos de cães e gatos no município e o número de animais abandonados. São atendidas prioritariamente famílias de baixa renda, que recebem até três (03) salários-mínimos.

“Nós estamos elaborando também uma forma para atender principalmente os animais de rua e os animais que estão em situação de abandono. A ideia é fazer um credenciamento de pessoas que cuidam de animais durante um período e, pretendemos remunerar esse cuidador”, explanou Paulo sobre o planejamento para 2024 da secretaria.

Para garantir a castração gratuitamente na UPC, é necessário que o tutor do animal seja cadastrado no CadÚnico, apresente documentos pessoais e comprovante de endereço. O cadastro inicial deve ser feito no site da Prefeitura, no seguinte link: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-conteudo/?text=agricultura-e-meio-ambiente&cod=cad-castracao

Mais informações podem ser adquiridas no seguinte contato: (65) 99844-2695.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.