Último dia para se inscrever no Acelera Cidade: programa apoia ideias inovadoras em Lucas do Rio Verde

Fonte: CenarioMT

LRV AEREA BR
(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Terminam nesta segunda-feira (6) as inscrições para o Acelera Cidade, programa que busca transformar ideias em soluções reais para o desenvolvimento de Cidades Inteligentes. A iniciativa, promovida pelo SENAI-MT e executada pela Fundação CERTI, conta com o apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, da UniLaSalle, da Fundação Rio Verde, do Green Future Hub e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Voltado para empreendedores, estudantes, profissionais e cidadãos com ideias que possam gerar impacto positivo, o Acelera Cidade oferece capacitação prática, mentorias flexíveis, apoio para captação de recursos e acompanhamento técnico contínuo. O objetivo é ajudar os participantes a tirar seus projetos do papel e a desenvolver soluções que unam inovação, sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida.

Na Fase 1 – Criação, que começa em 25 de outubro, os participantes serão guiados em três etapas principais: foco no problema, para validar a relevância da ideia; validação com especialistas, que orientam o aperfeiçoamento do projeto; e capacitação com certificação, garantindo novas habilidades para a carreira de quem atua como empreendedor ou intraempreendedor.

“Mais do que tecnologia, o programa busca inovação conectada à vida das pessoas e ao cuidado com o meio ambiente. A intenção é construir uma Lucas do Rio Verde mais verde, mais conectada e mais participativa, onde as soluções nascem da criatividade da própria comunidade”, destaca a organização do projeto.

Após a fase inicial, o programa seguirá com o Desenvolvimento a partir de 19 de janeiro de 2026, seguido da Inovação Aberta, com inscrições entre 16 de março e 10 de abril de 2026, e encerrará com um evento final em 25 de julho de 2026, quando serão apresentadas as soluções criadas pelos participantes.

As inscrições podem ser feitas até o fim do dia, e os organizadores reforçam o convite: “Se você tem uma ideia e quer fazer a diferença, o momento é agora. O Acelera Cidade é a oportunidade de transformar seu projeto em impacto real para o futuro de Lucas do Rio Verde.”

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT