Telas interativas são realidade na rede municipal de ensino de Lucas do Rio Verde

Gestão faz investimento de equipamentos e formação de professores para utilização da tecnologia

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

dsc00037 2

A tecnologia e a inovação estão aliados à educação. Atenta aos novos materiais pedagógicos, a Gestão Miguel Vaz se mantém atualizada e recentemente investiu em 08 telas interativas, de 76 polegadas, que serão utilizadas nas escolas municipais que atendem os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) de Lucas do Rio Verde.

O ato de entrega foi realizado no Centro de Formação do Município. O prefeito Miguel Vaz ressaltou que o investimento vai beneficiar, inicialmente, as escolas Eça de Queirós, Olavo Bilac, Cecília Meireles, Menino Deus, São Cristóvão e Fredolino. “As telas representam o início de uma nova fase no nosso ensino. Os professores estarão dentro da sala de aula e serão extremamente importantes para o processo, mas o uso da tecnologia vai trazer a eles muito mais recursos, um mundo mais próximo para que os alunos tenham essa percepção. No futuro próximo, contemplaremos as demais escolas da rede municipal”, complementa.

telas interativas sao realidade na rede municipal de ensino de lucas do rio verde

O coordenador do Centro de Ciência e Inovação e Tecnologia Educacional, Marcelo Verardi explica como é o mecanismo da tela interativa. “É como uma tela imensa de um computador, sensível ao toque. Em termos de recursos de um computador, de multimídia, simulação de imagens e navegação na internet é possível com ela. Essas telas elas vêm para auxiliar no uso das demais tecnologias que possuímos, criando um mundo mais atrativo para as crianças acessando um mapa virtual ou até mesmo um museu interativo. É o que chamamos de realidade virtual”, detalha o coordenador.

A secretária de Educação, Elaine Lovatel, foi a promissora da iniciativa. Conforme explica, por meio de um encontro regional, conheceu a nova tecnologia e estudou com a equipe as possibilidades de utilização em sala de aula. “Essas telas foram compradas por meio de um projeto-piloto, para testarmos com os professores a usabilidade delas e algumas adaptações que sejam necessárias mais para frente. Cada tela adquirida tem o custo de R$ 39 mil reais. No olhar da Secretaria de Educação, é uma grande aquisição, uma oportunidade para se trabalhar conteúdos de várias formas, muito mais interativa e para os nossos estudantes. É com muita alegria que hoje a gente faz a entrega para essas unidades escolares e ficamos agora no aguardo da avaliação desses profissionais”, declara a secretária.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Thiago Luiz Moura, gestor da Escola Municipal Eça de Queirós se diz contente com a nova aquisição e avalia que não apenas os alunos aprenderão com a tecnologia, sendo um novo mundo a ser explorado pelos educadores. “É um sonho para a escola hoje receber um equipamento desse porte. Agora é trabalhar a criatividade do professor, para sabermos utilizar com muita sabedoria e ganhos para toda a comunidade escolar. Pensar que na minha época de estudante, a televisão já era uma novidade e hoje com um equipamento desse, tendo todo o acesso à internet é fantástico”, salienta o gestor.

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.