Show Safra 2024 é marcado por inovação e tecnologia

Um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro contou com exposição de máquinas agrícolas, campos experimentais e cerca de 475 expositores

Fonte: Ascom Prefeitura/Olga Kunze

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Terminou no final da tarde desta sexta-feira (22) o maior evento do agronegócio de Mato Grosso e um dos maiores do Brasil,o “Show Safra 2024“. Durante coletiva de imprensa, a Fundação Rio Verde apresentou um balanço do evento, que contou comcerca de 475 expositores e recebeu um grande número de visitantes, durante os cinco dias de programação. Neste ano, afeira teve como tema “Conectando os Mundos” e as principais apostas foram o “Show Safra Connect”, voltado para o agronegócio digital, o “Show Safra Aero”, aeroporto própio da feira, e o “Show Safra Pecuária”, voltado para os criadores.

Presente no encerramento, o prefeito de Lucas do Rio Verde ressaltou a importância do evento para o Município.

“O Show Safra 2024 foi executado com muito sucesso, com muitas novidades.Como eu sempre digo: é um dos maiores eventos de difusão tecnológica voltadas para o agronegócio, sendo referencia nacional, pela organização, qualidade, pela grandiosidade. Um grande público passou pela feira, alunos das escolas visitaram. A inovação dos Hubs, de inovação tecnologica, do Show Safra Connect. A agricultura familiar presente também foi muito importante. Então, eu como representante do poder executivo quero parabenizar a organização desse grandioso evento, a Fundação Rio Verde. A nossa expectativa é que o próximo do ano que vem seja ainda melhor”, comentou o prefeito.

O presidente da Fundação Rio Verde, Joci Piccini, falou sobre os resultados do Show Safra e sobre a mudança da marca do evento.

[Continua depois da Publicidade]

“A avaliação é muito boa. As novidades que trouxemos impressionou muito nossos visitantes, nossos produtores, que são peça fundamental para a feira. O público se fez presente, ultrapassando todos os números anteriores. As expectativas foram superadas, mesmo dentro das dificuldades que o ano apresenta. Hoje a fundação passa numa nova era. Lançamos uma nova marca, que passa a representar mesmo o estado de Mato Grosso, quando você fala em feira técnica e comercial”, destaca Joci.

O Show Safra 2024 contou com exposição de máquinas agrícolas, lançamento de equipamentos de alta tecnologia, palestras técnicas e, ainda, inovação em tecnologia, pesquisa e fertilizantes, entre outros. Também contou com o Show Safra Aero e um incremento de 30% no espaço da feira, que movimentou altos valores em negócios fechados e 8 mil vagas de estacionamento. Além disso, as vias de passagem dos visitantes foram todas cobertas para proteção de chuva e sol.
Prefeitura de Lucas do Rio Verde presente no Show Safra 2024

Durante os cinco dias de feira, o estande da Prefeitura de Lucas do Rio, parceira do evento, recebeu diversas pessoas, que puderam conhecer um pouco mais sobre o município, os projetos e investimentos, além de acompanhar de perto toda a programação das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Educação e Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade.

O Executivo Municipal contou com diversas ações dentro da feira. Dentre elas estão os três boxes destinados para comercialização e exposição de produtos feitos e produzidos pela agricultura familiar, além da mostra do Campo 360, que consiste em um espaço de experimentos que são feitos com produtos de origem das propriedades rurais locais.

Também houve a assinatura do Termo de Viabilidade Técnica para licitação de aquisição de equipamentos, no valor de R$ 1.201.788,24, oriundos de emenda parlamentar do ex-deputado federal, Neri Geller, destinado ao Município, por meio do convênio firmado com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e Ministério da Agricultura e Pecuária. Entre os equipamentos que serão adquiridos estão trator agrícola, plantadeira 6 linhas, grade aradora 20 discos e caminhão prancha.

Ainda no Show Safra, foi assinado o contrato de compra e venda e doação simultânea de alimentos provenientes da Agricultura Familiar, proporcionado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O contrato tem o valor de total de R$ 237 mil.

A Cultura e Turismo teve participação no evento através do estande da “Casa do Artesão”, onde os profissionais do município comercializaram seus produtos.

Já Secretaria de Educação esteve presente com um estande no “Espaço Show Safra Connect”, destinado às tecnologias, startups, serviços, produtos inovadores e os projetos criados pelos alunos das escolas municipais, por meio da Robótica Educacional.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade realizou a palestra “O Futuro das Cidades: Inovação e Seu Impacto”,o lançamento do Projeto Startup Lucas e a divulgação do Ecossistema Municipal de Inovação – InPacto Lucas.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.