Servidora municipal de Lucas do Rio Verde participa de debate nacional sobre o SUS

A Conferência Nacional de Saúde é considerado o maior evento sobre o tema e com participação popular do país

Fonte: Ascom Prefeitura/Sergio Nery

Termina nesta quarta-feira (7), em Brasília, a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), realizada pelo Conselho Nacional de Saúde. O tema do evento “Democracia e Saúde” visa despertar a defesa dos princípios básicos do SUS, o Sistema Único de Saúde. Os eixos temáticos discutidos são: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento do SUS.

Foram realizadas cerca de três mil conferências municipais, preparativas para o debate em âmbito nacional. Foram apresentadas propostas relacionadas à saúde, oriundas das conferências municipais.

[Continua depois da Publicidade]

A conferência nacional é considerado o maior evento com participação popular do país e recebeu representantes de aproximadamente 100 conferências livres, organizadas por movimentos sociais, com temas relacionados à saúde do público LGBTI, quilombolas, da população negra, de pessoas acometidas por hanseníase entre outros.

A enfermeira Marcia Daniela Trentin é uma das delegadas escolhidas para representar o estado de Mato Grosso na conferência. Marcia é servidora da Prefeitura de Lucas do Rio Verde e, no evento, fez uma defesa das políticas públicas de saúde para a região, com suas características especificas.

[Continua depois da Publicidade]

Estiveram reunidos na capital federal representantes de movimentos sociais, conselheiros de saúde, usuários, trabalhadores e gestores do SUS, com o objetivo de traçar diretrizes para políticas de saúde pública no país. Na 16ª Conferência Nacional de Saúde foi redigido um relatório para subsidiar a elaboração do Plano Plurianual 2020-2023 e o Plano Nacional de Saúde.

Pela diversidade dos participantes, a conferência é considerada um dos espaços mais importantes de diálogo entre Governo e sociedade para a elaboração de políticas públicas. A representação popular influencia diretamente na construção das ideias apresentadas e metas traçadas para o setor.

Por que 8ª + 8?
A proposta temática para o evento é um resgate a memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, o primeiro evento de participação social na saúde, em âmbito nacional, aberto à sociedade. Ela foi considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para o SUS, já que o resultado desse grande encontro da população brasileira em Brasília gerou as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição Brasileira, em 1988.

 

Secretaria de Educação de Lucas R. Verde promove II Jornada de Inovação Pedagógica

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .