Semana da Valorização da Pessoa com Deficiência é marcada por diversas atividades em Lucas do Rio Verde

O objetivo foi promover debates sobre os direitos e dificuldades enfrentadas, além de propor melhorias no acesso a serviços e empregabilidade

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

semana da valorizacao da pessoa com deficiencia e marcada por diversas atividades
Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino

A Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, realizada pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, proporcionou atividades com públicos de todas as idades e eventos de diversas áreas como assistência social, saúde, esporte e lazer, empregabilidade e previdência social.

Dentre as ações estavam a sala de espera com pacientes nos PSFs, que receberam informações sobre os direitos das pessoas com deficiência, famílias participantes dos grupos e atividades do Cras com rodas de conversas e palestras com debate sobre as condições das pessoas com deficiência no município, além de esclarecimentos sobre o acesso delas aos serviços, programas e benefícios sociais.

Outras atividades foram um diálogo para lá de especial com empresas e instituições, que abordou sobre somar esforços para a melhoria da empregabilidade das pessoas com deficiência no município; profissionais das empresas receberam palestra na OAB com orientações sobre os benefícios previdenciários e os benefícios assistenciais para as pessoas com deficiência e esclarecimentos sobre os mesmos no âmbito judicial e na esfera administrativa do INSS.

Crianças e adolescentes puderam conhecer alguns esportes adaptados para pessoas com deficiência e se divertiram em uma manhã inclusiva. Mulheres, mães e responsáveis de alunos da Apae Escola Especial Renascer tiveram um momento especial para elas, vivenciaram o círculo de paz, receberam dicas de autoestima, autoconhecimento e maquiagem, e ganharam brindes e lanche em uma tarde de confraternização.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, “foi importante compreender, a partir dos diversos diálogos nas atividades, que as famílias enfrentam dificuldades para lidar com as complexidades de cada pessoa com deficiência, dessa forma é preciso cada vez mais ações junto a essas famílias para suporte, fortalecimento e orientações”.

Uma das atividades com a maior proporção foi a Roda de Conversa, que contou com a participação de aproximadamente 80 pessoas, sendo 37 presenciais e pouco mais de 40 que acompanharam a transmissão on-line via Facebook da Prefeitura. O momento oportunizou assuntos sobre a empregabilidade da pessoa com deficiência.

“Avaliamos que essa atividade foi muito valorosa, diante da importância da temática, dos elogios recebidos e, principalmente, no sentido de que possibilitou ouvir as empresas, entender as dificuldades de cada uma em seus diversos segmentos, sensibilizar os participantes no sentido de viabilizarem mais oportunidades para o público PcD visando propiciar a inclusão e de ver a participação de instituições que se colocaram como parceiras para ações futuras”, explicou a assistente social do CRAS, Michelle Faifer Morelli Ferreira e conselheira do CMDPD.

Dessa forma, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com algumas instituições que se colocaram à disposição, poderá contribuir nas ações de localização e identificação das pessoas com deficiência do município que desejam se qualificar e que desejam trabalhar, fazendo um levantamento do perfil desse público. Assim, as instituições terão acesso a essas pessoas com deficiência e suas famílias, visando realizar ações para que sejam orientadas, preparadas, encaminhadas para qualificação profissional e para o mercado de trabalho local.

O CMDPD destaca que é importante debater cada vez mais sobre essas temáticas e agradece a todos os parceiros que contribuíram direta e indiretamente para a concretização da Semana.

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.