30 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 30 julho, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDESecretaria de Segurança e Trânsito orienta motoristas sobre ultrapassagem de ciclistas

Secretaria de Segurança e Trânsito orienta motoristas sobre ultrapassagem de ciclistas

Reduzir a velocidade e redobrar a atenção são alguns cuidados básicos para evitar acidentes
Por Redação CenárioMT com Assessoria

Ser ciclista em meio ao movimento frenético das cidades não é uma tarefa fácil. Por isso, quem faz uso de bike como meio de transporte precisa ficar atento no trânsito.

Em abril deste ano, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passou por algumas alterações, por meio da Lei nº 1.4071/20. E com isso, a infração para o motorista que não reduzir a velocidade ao ultrapassar um ciclista, passou de grave para gravíssima. E a multa também subiu de R$ 195,23 para R$ 293,47.

A Secretaria de Segurança e Trânsito de Lucas do Rio Verde traz algumas orientações aos integrantes do trânsito sobre como fazer ultrapassagens seguras. O município possui cerca de 48 km de ciclovias e ciclofaixas nas principais vias. No entanto, onde não tem ciclovias, os ciclistas transitam nas vias comuns, junto dos veículos.

Confira as orientações:

Respeite a distância mínima
De acordo com o CTB, a distância mínima a ser conservada entre o veículo e a bicicleta, em ultrapassagens é de 1,5 m. Também é necessário dar preferência aos ciclistas, além de facilitar a passagem em cruzamentos e conversões.

Reduza a velocidade
A redução de velocidade ao ultrapassar um ciclista é fundamental para evitar acidentes. Pois, os ciclistas estão mais sujeitos a sofrer desequilíbrios quando ultrapassados por veículos maiores.

Coloque-se no lugar do ciclista
O porte e potência de um veículo motorizado é muito diferente de uma bicicleta. Enquanto os motoristas têm a estrutura metálica dos carros para protegê-los, os ciclistas, por outro lado, não têm nenhum escudo além do próprio corpo. Ou seja, em casos de acidentes, a probabilidade deste grupo sair prejudicado é grande. E a empatia e a educação no trânsito fazem toda diferença.

Faça uma direção defensiva
Este é um conceito importante quando o assunto é trânsito seguro. Pois é quando todos têm compreensão de seu papel no trânsito e dos demais integrantes. Sendo assim, ao seguir as leis de trânsito vigentes, todos colaboram para manter um trânsito harmônico e cada vez mais seguro para todos os envolvidos.

 

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Gosta de economia, assistir séries, filmes de ação e gosta de videogames. Editor no CenárioMT nos cadernos de Economia e Mundo, mas nem por isso deixa uma notícia regional em branco, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

ENSINO TÉCNICO
Com nova sede, Seciteci de Lucas do Rio Verde prevê início de novas turmas a partir de agosto
julho 30, 2021
SAÚDE
Zera o números de pacientes com Covid-19 internados no PAM de Lucas do Rio Verde
julho 30, 2021