Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde realiza ações de vacinação contra poliomielite e gripe

Fonte: CenárioMT

Vacinacao contra a Poliomielite
Vacinação contra a Poliomielite (Foto: Anderson Acendino SES/MT)

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde anuncia uma série de ações de vacinação que ocorrerão nos próximos dias. A campanha é parte de um esforço contínuo para garantir a proteção da população contra a poliomielite e a gripe, doenças que podem ter sérias consequências para a saúde pública.

Uma das ações de vacinação acontece hoje e amanhã no estacionamento do Atacadão, bairro Parque das Emas. O local é grande concentração de pessoas. No local, entre 17h30 e 20h30, serão aplicadas vacinas contra a poliomielite para crianças de 1 a 4 anos e contra a gripe para todas as pessoas acima de 6 meses de idade.

Nessas datas, uma equipe de saúde estará presente no local, facilitando o acesso à vacinação para os moradores. A vacina contra a poliomielite, que é administrada em forma de gotas orais, é essencial para proteger crianças pequenas contra essa doença que pode causar paralisia permanente. Já a vacina contra a gripe é recomendada para todos, especialmente para aqueles que ainda não receberam a dose deste ano.

Dia D

Outra ação ocorrerá no sábado, 8 , no horário entre 7h30 e 16h30, sem pausa para almoço, em todas as unidades de saúde da área urbana e a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Itambiquara. Será realizado o Dia D da vacinação contra a poliomielite, com o objetivo de vacinar todas as crianças com idade até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Todas as unidades básicas de saúde (UBSs) estarão abertas durante todo o dia para facilitar o acesso das famílias. Este é um momento crucial para garantir que nenhuma criança fique sem a proteção contra a poliomielite, uma doença que, apesar de erradicada no Brasil, ainda representa um risco de reintrodução.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Importância

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença grave que pode causar sequelas permanentes e até levar à morte. A vacinação é a principal medida de prevenção e, com ela, é possível manter o Brasil livre dessa doença. A vacina contra a gripe, por sua vez, ajuda a prevenir complicações graves decorrentes da infecção pelo vírus influenza, especialmente em populações mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.

Convocação aos Pais e Responsáveis

Claudia Engelmann, coordenadora da Atenção Básica de Lucas do Rio Verde, faz um apelo para que todos os pais e responsáveis levem suas crianças para vacinar. “É fundamental que os pais estejam cientes da importância dessas vacinas e aproveitem essa oportunidade para proteger seus filhos. A poliomielite é uma doença que já foi erradicada no Brasil, mas que pode voltar a circular se não mantivermos a cobertura vacinal adequada. E a vacina contra a gripe é essencial para prevenir complicações graves e internações. Contamos com a participação de todos para garantir a saúde de nossas crianças e de nossa comunidade.”

A Secretaria de Saúde lembra que a vacinação é gratuita e estará disponível em locais estratégicos para facilitar o acesso da população. Levar as crianças e se vacinar contra a gripe é um ato de responsabilidade e cuidado com a saúde coletiva.

Para mais informações, a população pode entrar em contato com as unidades de saúde locais ou diretamente com a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.