Saúde oferta mais de 700 serviços entre alta e média complexidade através do Contrato de Gestão

Desde o início deste novo contrato, foram realizados mais de 19 mil procedimentos entre exames, cirurgias e internações clínicas

Fonte: Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)
(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

Durante 8 meses, mais de 19 mil procedimentos entre exames, cirurgias e internações clínicas foram realizados por meio do novo contrato de gestão entre a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e a Fundação Luverdense de Saúde, mantenedora do Hospital São Lucas.

O novo contrato está em vigor desde abril de 2023 e tem duração de 24 meses, podendo ser prorrogados para 36. Com isso, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) tem uma maior cobertura e acesso a um atendimento que é referência global em suas diversas ações, e oferecem diferentes níveis de atenção e assistência à saúde.

No SUS os serviços oferecidos são agrupados de acordo com o grau de complexidade necessário para acolher as demandas da população, sendo eles: atenção primária, atenção secundária e terciária (alta complexidade).

Em Lucas do Rio Verde, o diferencial na atenção terciária especializada hospitalar é a oferta de mais de 700 serviços de saúde divididos em pouco mais de 15 especialidades médicas e multiprofissionais. Ambas ofertadas por meio do Novo Contrato de Gestão.

[Continua depois da Publicidade]

Para o ano de 2023, o acordo manteve especialidades médicas e multiprofissionais que já eram oferecidas a população, como cirurgia geral, ginecológica e obstetrícia, pediatria, neurocirurgia, ortopedia, urologia, bucomaxilofacial, cirurgião vascular, otorrinolaringologia, clínico geral e nefrologista.

Uma das novidades deste ano foi proporcionar ao luverdense um atendimento mais completo. O novo contrato incluiu novos especialistas como: dentista para pacientes especiais, ortopedia pediátrica, cirurgião plástico para as cirurgias reparadoras, proctologista, psiquiatra.

Outro avanço na saúde luverdense é que, além de manter os exames eletivos já existentes, também foram incluídos exames como tomografia com sedação e ressonância nuclear magnética com sedação, endoscopia e colonoscopia.

Desde o início deste novo contrato foram realizados 19.414 procedimentos entre exames, cirurgias e internações clínicas com um investimento de mais de R$ 15 milhões em saúde até dezembro de 2023.

Dos procedimentos realizados, 8.105 destes foram no Pronto Atendimento do Hospital São Lucas. Também foram realizados 7.079 exames eletivos entre Raio x, Ultrassons, Tomografias, Ressonâncias, Endoscopias e Colonoscopias, 2.690 procedimentos cirúrgicos e 1.598 internações clínicas.

“É importante salientar que todos estes procedimentos são devidamente auditados por uma equipe de controle e avaliação da Prefeitura e validado pelo Conselho Municipal de Saúde. Ressaltamos o empenho do prefeito Miguel Vaz, em apoiar o nosso trabalho, para entregar um serviço de qualidade à população luverdense”, finaliza secretária de Saúde, Drª Fernanda Heldt Ventura.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.