Saae orienta população sobre a importância de realizar limpeza na caixa d’água

Higienização periódica é indispensável para manutenção da qualidade da água; períodos após intensas chuvas exigem maior atenção

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

Ascom Prefeitura/Yuri Cardozo

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) orienta toda a população a realizar limpezas em suas caixas d‘água, com mais atenção depois do período de chuvas. As desinfecções da caixa d’água devem ser realizadas a cada seis meses.

A água distribuída pelo Saae de Lucas do Rio Verde passa por um processo de purificação nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) até chegar às casas dos luverdenses.

[Continua depois da Publicidade]

Geralmente, essa água fica armazenada no reservatório (caixa d’água) e é utilizada para higiene pessoal, preparo de alimentos, limpeza, lavagem de roupas e demais necessidades.

“A falta de higienização da caixa d’água pode ocasionar diversos problemas como entupimentos e alteração da turbidez devido aos detritos acumulados no fundo. Consequentemente, a água sai com a cor escura. Surgem também algas que podem liberar toxinas e até mesmo o acúmulo de bactérias e protozoários que provocam sérios problemas de saúde para quem consumir essa água”, afirma, Sabrina Endler, técnica química da autarquia.

[Continua depois da Publicidade]

Já para evitar vazamento, é indicado a instalação de uma bóia que fecha a saída de água quando a caixa está cheia, onde devem permanecer tampadas e bem vedadas para evitar contaminação externa e proliferação de mosquitos.

Caso haja vazamentos nas ruas e calçadas, o Saae deve ser acionado pelo telefone (65) 3549-7700 ou via WhatsApp, no número (65) 9339-1836.

Como limpar a caixa d’água:
● Feche o registro de água;
● Esvazie a caixa, mas mantenha cerca de um palmo de água dentro do reservatório, para ser usada na limpeza;
● Feche o registro de saída para que a sujeira não contamine a tubulação e os pontos de consumo;
● Utilize uma escova para limpar o fundo e as paredes internas do reservatório;
● Retire a água que sobrou e faça a sanitização: 5 L de água potável + 1 L de água sanitária para a caixa de 1.000 L;
● Deixe esta mistura na caixa por 30 minutos para desinfecção, com o uso de um pano, passe a solução nas paredes internas da caixa;
● Abra o registro de saída para sanitizar a tubulação. É importante deixar toda a água escorrer, a caixa deve ficar vazia;
● Abra o registro de entrada para encher a caixa d’água e assegure que ela esteja bem travada.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.