Saae intensifica operação para desativar ligações clandestinas de esgoto em Lucas do Rio Verde

Os bairros Jardim Primavera II e Jardim Amazônia apresentaram grandes casos de irregularidade

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

Reprodução

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde retomou nesta semana a operação para identificar e realizar os tamponamentos de ligações clandestinas de esgoto nos bairros Jardim Primavera II e Jardim Amazônia.

Algumas regiões do município não possuem rede de esgoto liberada para o uso. Assim, a equipe, em conjunto com a fiscalização, vem executando o monitoramento da rede para identificar os infratores e evitar o transbordamento do esgoto lançado nessa rede que não possui a Estação de Tratamento para receber os efluentes lançados, os quais ficam parado na tubulação e consequentemente transbordam nas vias públicas.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo o fiscal de rede da autarquia, Valdiano da Silva, não é admissível que ainda haja moradores descartando efluentes para a via pública. “Além de ser uma infração ambiental que prejudica não só o meio ambiente, mas também toda uma população residente naquela área. A situação é séria, porque trata-se principalmente da questão de saúde pública, existindo a probabilidade de contaminação por microrganismos tendo como consequência doenças e infecções, caso esses efluentes continuem sendo lançados irregularmente”, ressalta.

O morador deve providenciar o lançamento dos efluentes em fossa séptica e sumidouro dentro do lote, fazendo a limpeza periódica conforme necessidade. Caso contrário, o responsável do imóvel é notificado previamente pelo Saae e terá um prazo de 15 dias úteis para a remoção da ligação clandestina. Caso não haja a regularização do uso indevido de esgoto, é aplicado um auto de infração, gerando uma multa de até R$ 3 mil, onde o cidadão tem o prazo de até 10 dias para contestar este tipo infração na autarquia, que fica localizada na Rua Catuípe, nº 1889, bairro Rio Verde.

[Continua depois da Publicidade]

Como denunciar?
Caso veja alguma irregularidade, denuncie por meio da Ouvidoria Municipal pelo telefone 0800 646 4004 ou na autarquia pelo (65) 3549-7700.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.