Representante da OBR-MT destaca importância da etapa estadual em Lucas do Rio Verde

No sábado (27) representantes de várias cidades participaram do evento no Ginásio de Esportes Didé Martins

Fonte: CenárioMT

IMG 7836 scaled

Estudantes de várias cidades de Mato Grosso participaram em Lucas do Rio Verde da Etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica. O evento aconteceu no sábado (27) no Ginásio de Esportes Didé Martins, no Bairro Tessele Junior.

A realização do evento vem fortalecendo a robótica entre os estudantes. O representante da Olimpíada Brasileira de Robótica em Mato Grosso, Ronan Marcelo Martins, disse que realizar o evento é uma oportunidade de desenvolvimento. Ele assinalou que a OBR proporciona, de forma lúdica, conhecimento. “Permite o desenvolvimento do raciocínio, a valorização da educação, do que é visto em sala de aula, da importância da matemática, de aplicação de números”, comentou.

Ronan observou que a participação dos estudantes auxilia na busca de conhecimento. Como exemplo, ele citou os desafios durante as provas aplicadas. “Entre eles, surge o questionamento sobre como o colega conseguiu e ele não. Aí acontece a troca de informações que vai fortalecendo o conhecimento e acontece a evolução”, pontuou.

O prefeito Miguel Vaz prestigiou a abertura e citou que a escolha de Lucas do Rio Verde pra sediar uma etapa do estadual é fruto do resultado alcançado pelos alunos em competições importantes até fora do estado. “A Robótica faz parte da grade curricular das nossas escolas e com a etapa realizada no município, nossos alunos terão um incentivo a mais pra se dedicar”, ressaltou.

[Continua depois da Publicidade]

IMG 7847 scaled

Materialização

Para a secretária de Educação, Elaine Lovatel, realizar a etapa estadual é a materialização do trabalho desenvolvido no município. “Timidamente era realizada no interior das escolas. Com esse evento, a sociedade luverdense tem essa oportunidade de conhecer um pouco do potencial que temos dentro das unidades escolares”, assinalou, ressaltando é apenas o início de um salto que a educação pode dar. “Conseguir sediar e participar da etapa estadual nos impulsiona para que nos próximos anos a gente possa ampliar ainda mais a robótica nas unidades escolares”, acrescentou.

O coordenador da etapa estadual, professor Marcelo Verardi, disse que o evento foi importante para atrair o público. Ele diz que sediar a etapa valoriza o trabalho desenvolvido em sala de aula pelos professores. “A ideia do evento é instigar as crianças, a própria comunidade e mostrar isso até mesmo aos professores, de que funciona e que está disponível pra eles. É algo que não está fora do alcance”, ressalta.

Pais e alunos

IMG 7885 scaled

Além dos participantes (mais de 100 estudantes foram inscritos), o público também prestigiou a etapa. Parentes e amigos torceram por seus representantes. Foi o caso de Jucilene Santana dos Santos, professora na Escola São Cristóvão, e mãe da estudante Jamile, de 8 anos, que foi uma das integrantes da equipe.

“É encantador esse projeto. E você se encanta pelo olhar dos filhos, dos participantes. Como mãe é um privilégio. A gente sabe o quanto eles se esforçam, a dedicação do professor Genivaldo. Todos da equipe estão de parabéns”, elogiou.

Tímida, Jamile comemorou a participação. Ela afirmou gostar das aulas de robótica. “A gente aprende um monte de coisas, das peças, montagem”, disse.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.