Reaproveitamento de Alimentos é tema de curso em Lucas do Rio Verde

Alunos aprenderam técnicas para evitar o desperdício e conhecer novas receitas

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

reaproveitamento de alimentos e tema de curso em lucas do rio verde
Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

A Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde, em parceria com o Sindicato Rural e Senar-MT, realizou, entre os dias 06 e 10 de junho, o curso de Planejamento e Aproveitamento de Alimentos. O local da capacitação foi a Pastoral da Criança, também parceira da iniciativa.

Totalmente gratuito, o curso teve como objetivo ensinar o reaproveitamento integral pelo processamento de diferentes alimentos, aplicando boas práticas de manipulação de alimentos, além de orientar sobre a redução de desperdícios dos alimentos produzidos, produtos ou partes, que eram jogados fora, sendo utilizados em receitas simples, nutritivas, saborosas e de baixo custo.

Terezinha de Farias Souza, 69 anos, não perde tempo e já fez três cursos pela Secretaria de Assistência Social. “Participei dos cursos de derivados da soja, derivados do milho e agora, o de aproveitamento dos alimentos. Gostei muito e pretendo fazer mais. Adquiri muito conhecimento, principalmente nesse último. Agora vou evitar o desperdício em casa, sabendo que até cascas de frutas viram ótimos doces, como o de casca de melancia, que fizemos aqui”, completa a aluna.

Emmanuel Ramos de Freitas, 40 anos, trabalha como operador de produção e fez o curso por curiosidade. “Conheci mais sobre as propriedades de alimentos que nós tínhamos desconhecimento ou receio mesmo de provar, fazer receitas. Fiquei muito surpreso ao ver as receitas prontas e o sabor do que preparamos. Saber que muita coisa a gente joga fora e é comida. Mudou o meu pensamento e criei mais conscientização alimentar”, revela.

[Continua depois da Publicidade]

Os produtos utilizados foram cascas, polpas, talos, folhas e sementes de frutas, verduras e legumes, sendo produzidos várias receitas de tortas, bolos, biscoitos, pudins, saladas, maionese, quibe, doces, farinhas nutritivas, granola, sucos, entre outros.

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.