Projeto que institui campanha de desconto no IPTU é aprovado em comissões e segue para votação em plenário

A proposta estabelece um calendário de descontos para quem quitar o IPTU 2025 antecipadamente em parcela única

Fonte: Herbert de Souza / Ascom

O secretário municipal de Fazenda, Giovanni Rodrigues, esteve presente para explicar o projeto aos parlamentares. (Foto: Mateus Rodrigo / Ascom)

A Câmara Municipal deu mais um passo na análise do Projeto de Lei nº 33/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o lançamento da campanha de arrecadação do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2025 com descontos progressivos para pagamento antecipado em Lucas do Rio Verde. O texto foi aprovado nesta semana pelas comissões legislativas e o secretário municipal de Fazenda, Giovanni Rodrigues, esteve presente para explicar o projeto aos parlamentares.

A proposta estabelece um calendário de descontos para quem quitar o IPTU 2025 antecipadamente em parcela única: 25% de desconto para pagamento até 6 de junho, 15% até 4 de julho, 10% até 1º de agosto e 5% até 5 de setembro. Para quem optar pelo parcelamento em até sete vezes, haverá 10% de desconto, desde que a primeira parcela seja paga até 6 de junho, com a última vencendo em 5 de dezembro.

[Continua depois da Publicidade]

Além disso, o projeto prevê descontos adicionais em casos específicos: 20% para imóveis com grama intramuros, 15% para chácaras urbanas produtivas e residenciais, 5% para imóveis com passeio público (calçadas) e 5% para os que possuem usina fotovoltaica.

Em sua justificativa, o prefeito Miguel Vaz destacou a importância do projeto. “Trata-se de grande estímulo para que os cidadãos paguem seu IPTU e, consequentemente, possamos amenizar os problemas com inadimplência e melhorar a arrecadação deste imposto tão importante para a continuidade dos programas e ações planejados, além dos benefícios à população, como o aumento na produção de gêneros alimentícios na agricultura familiar, reduzindo os preços e proporcionando economia na aquisição destes produtos, a redução de sujeira e proliferação de insetos, mosquitos e animais peçonhentos e acessibilidade”.

[Continua depois da Publicidade]

Com a aprovação nas comissões, o projeto segue agora para deliberação em plenário, onde os vereadores decidirão se o texto poderá ser convertido em lei. Se aprovado, a campanha de descontos entrará em vigor imediatamente. A próxima sessão será no dia 24 de abril com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Câmara no YouTube.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT