22.1 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 04 dezembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEProjeto propõe criação do ‘Março Laranja’ para prevenir maus tratos a animais...

Projeto propõe criação do ‘Março Laranja’ para prevenir maus tratos a animais em Lucas do Rio Verde

Projeto começou a tramitar na Câmara de Vereadores e propõe ações para conscientizar a população sobre o tema
Por CenárioMT

Começou a tramitar na Câmara de Vereadores projeto de lei que propõe a criação do ‘Março Laranja’ em Lucas do Rio Verde. O objetivo é desenvolver campanha de prevenção a crueldade contra os animais no município. Se aprovado, o ‘Março Laranja’ entrará no Calendário Oficial de Datas e Eventos do município.

O autor da proposta é o vereador Wlad Mesquita. Ele disse que a cor laranja foi escolhida pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais (ASPCA) para representar o Mês da Prevenção a Crueldade contra os Animais em todo o mundo. “Um mês para as pessoas refletirem sobre a situação degradante em que muitos animais são submetidos, muitas vezes, por toda a vida, sofrendo tortura, abuso, exploração e abandono”, justifica o vereador.

O dia 14 de março é considerado pelo Brasil como o ‘Dia Nacional dos animais’. Nesta data, em 2015, foi instituído o estatuto dos animais.

Mesquita destaca que as ações realizadas em prol dos animais beneficiam diretamente o cidadão. “Principalmente no tocante aos animais abandonados em situação de rua, pois evitam acidentes, incidentes e a propagação de doenças transmissíveis”, pontua.

Avanços

A causa animal tem sido uma das defesas do vereador. Wlad Mesquita lembra que este ano ocorreram importantes avanços. Entre eles a criação do CODEPA – Conselho Municipal de Defesa e Proteção Animal – e a aprovação da Lei que determina o custeio das despesas decorrentes de maus-tratos aos animais por aquele que o comete. Outra conquista é a implantação de uma unidade para castração de animais.

Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.

Redes sociais

107,350FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,096SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Estrutura da rede municipal de educação atrai visita de assessores de Sergipe
dezembro 03, 2021
Lucas do Rio Verde
Campanha ‘Corte Amigo’ reduz cortes de água em 54% em Lucas do Rio Verde
dezembro 03, 2021
Lucas do Rio Verde
Conferência Municipal de Saúde Mental aprova 21 propostas para etapa estadual
dezembro 03, 2021
Lucas do Rio Verde
Campanha da Expolucas realiza entrega de doações arrecadadas em live
dezembro 03, 2021