Projeto DigitALL revoluciona o acesso aos serviços públicos e promove redução do uso do papel

Luverdenses podem acessar ferramentas no site da Prefeitura e no aplicativo Conecta Lucas

Fonte: Ascom Prefeitura/Camilly Barros

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(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

À medida que a Prefeitura de Lucas do Rio Verde avança na oferta de um atendimento mais ágil, eficiente e menos burocrático ao cidadão com a implementação do projeto DigitALL, também contribui com a preservação do meio ambiente, por meio da redução do uso do papel. De acordo com o Departamento de Licitação e Contratos da Prefeitura, o executivo municipal reduziu em mais de 830 mil o número de páginas impressas entre janeiro e maio de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024.

O DigitALL é uma iniciativa da Secretaria de Governo e Administração e visa gerar economia de recursos financeiros, reduzir o uso de papel e digitalizar processos internos e externos.

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“Ao digitalizar a solicitação de serviços públicos, buscamos estar mais próximos do cidadão, permitindo que ele acesse o que precisa com facilidade, agilidade e segurança, de qualquer lugar. Dessa forma, avançamos na construção de um governo mais moderno, inovador e eficiente”, destaca o secretário de Governo e Administração, Alan Togni.

O projeto está ligado ao InPacto Lucas, que tem como meta tornar Lucas do Rio Verde uma referência nacional e internacional em Economia Verde nos próximos 10 anos. Este é responsável por consolidar um ecossistema robusto de inovação, conectando 4 hélices: poder público, instituições de ensino, empresas e sociedade civil organizada.

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Acesso aos serviços na palma da mão

Além de promover a preservação ambiental, o projeto DigitALL revolucionou o acesso dos moradores aos serviços públicos. Agora, o cidadão luverdense pode solicitar serviços rapidamente e acompanhar processos digitalmente por dois meios, sendo estes: o site da Prefeitura e o aplicativo Conecta Lucas, sem necessidade de se deslocar até o Paço Municipal.

Na página inicial do site da Prefeitura, o cidadão encontra o Acesso Rápido, por meio do qual pode solicitar cerca de 158 serviços. Dentre eles estão: Licenciamento Ambiental; Análise e Aprovação de Projetos de Edificações; Portal do Fornecedor; Aprovação de Loteamentos e Condomínio de Lotes, entre outros.

Já o aplicativo Conecta Lucas está disponível gratuitamente no App Store e no Play Store. Segundo o levantamento realizado pelo Departamento de Tecnologia da Prefeitura, o número de usuários do canal digital cresceu 77,38% no primeiro trimestre de 2025.

Por meio do aplicativo, os luverdenses podem abrir protocolos, solicitar alvarás, certidões, emitir notas fiscais, guias de IPTU, validar documentos, emitir 2ª via de fatura de água, serviços ambientais, licenciamento ambiental, portal do fornecedor, entre outros serviços, além de notícias e comunicados da Prefeitura e demais unidades municipais.

Dessa forma, a gestão municipal reforça o seu compromisso com a preservação do meio ambiente e com a inovação aplicada no poder público, posicionando Lucas do Rio Verde como uma cidade digital e moderna, garantindo maior transparência e eficiência nos serviços públicos.

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Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT