Projeto de implantação do campus da UFMT é apresentado para a Gestão Miguel Vaz

Documento contém todas as diretrizes e informações referentes à criação do campus

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

UFMT
Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

O prefeito Miguel Vaz e a secretária de Educação, Elaine Lovatel, receberam em reunião os professores doutores Adelmo Carvalho, pró-reitor de Graduação, e Jackson Resende, pró-reitor de Pós-graduação, que apresentaram a Proposta de Implantação do Campus Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Lucas do Rio Verde.

O documento contém todas as diretrizes e informações referentes à criação do campus. “Uma reunião muito produtiva e com boas notícias. Foi entregue a nós a proposta de criação do campus da UFMT, faltando apenas alguns pontos específicos que nós estaríamos colocando à disposição do grupo de estudo. Fiquei muito satisfeito com a informação. Trabalharemos incansavelmente até o final desse ano para ver se conseguimos ainda em 2022 concluir esse processo e enxergar num futuro breve o recebimento de recursos para iniciarmos alguns cursos aqui no município”, explanou o prefeito Miguel Vaz.

“Apresentamos a nossa primeira versão da proposta contendo os cursos que poderão ser desenvolvidos com a implantação do campus aqui no município. Essa proposta indica condições orçamentárias e os aspectos jurídicos necessários do campus avançado para a UFMT de Lucas do Rio Verde. O próximo passo será o alinhamento de ordem jurídica e, após a finalização da proposta, o documento segue para apreciação do reitor e do prefeito Miguel Vaz”, explicou Adelmo Carvalho, pró-reitor de Graduação.

Após a reunião, foi realizada uma visita em uma das áreas disponíveis para a instalação do campus e a Fundação Rio Verde. A instituição de pesquisa encaminhou um ofício à UFMT, colocando-se à disposição da universidade para futuras parcerias.

“Visitamos a área, muito bem localizada, com potencial para os cursos da cidade. A Fundação Rio Verde é frutífera, mostrando a possibilidade de uma parceria com a fundação que tem todo o olhar da região. Quanto à reunião, nós temos uma proposta para que tenhamos um projeto fundamentado para que seja bem aceito junto ao MEC e parceiros para criação desse sonhado campus”, avaliou Jackson Resende, pró-reitor de Pós-graduação da UFMT.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A secretária Elaine Lovatel classifica a reunião como um marco para a concretização do sonho. “Durante mais de 10 anos, Lucas do Rio Verde está pleiteando a vinda do campus ao município. Foi uma reunião e uma visita muito proveitosas. A UFMT trouxe para conhecimento o que a Comissão Interna da universidade está pensando e analisando. É muito nítido que a cada ano que passa está mais próximo para ter um campus da universidade aqui”, conclui Elaine.

Ensino Superior Técnico

O prefeito Miguel Vaz se reuniu, neste mês de agosto, com o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT), professor Júlio César dos Santos e com o diretor do campus de Lucas do Rio Verde, professor João Vicente, para debater a ampliação da estrutura.

A proposta é construir um novo bloco com dez salas de aula e laboratórios, pensando na área de atuação dos cursos de graduação em biotecnologia e a ampliação do número de vagas.

Atualmente, o IFMT de Lucas do Rio Verde oferta os cursos técnicos e de graduação com foco na indústria. O projeto em discussão visa expandir para a área farmacêutica e outros setores estratégicos, por meio de parceria com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde.

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.