Projeto de ciclovia com espaço do canteiro central foi o mais votado pela população

Secretaria ressalta que palmeiras e postes de iluminação pública serão mantidos

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

projeto de ciclovia com espaco do canteiro central foi o mais votado pela populacao
Ascom Prefeitura/ Anderson Lippi

Após uma semana de pesquisa pública on-line para escolha da melhor opção para construção de ciclovia na Avenida Mato Grosso, a população luverdense optou pelo projeto 1, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade. A pesquisa teve início na segunda-feira (21) e o formulário eletrônico seguiu aberto para votação até a sexta-feira (25).

Conforme a Secretaria, a primeira opção, utilizando parte do canteiro central e sem retirar estacionamentos laterais, recebeu 766 votos da população, enquanto o outro projeto – de demarcação da via com tachões – teve 126 votos.

Para a escolha, os moradores de Lucas do Rio Verde tiveram acesso a uma breve apresentação de cada uma das duas propostas elaboradas pela pasta, com projeto arquitetônico, junto aos prós e contras para cada alternativa.

A revitalização desse trecho é uma forma de incentivar o uso de um modal alternativo aos carros no município. A obra será na região central da cidade, na altura do Parque dos Buritis até o trecho do Viaduto Bromildo Lawisch, na Avenida Amazonas.

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Além de ouvir a população de modo geral, a Secretaria continua a realizar o levantamento presencial com comerciantes da localidade para identificar também a opinião da categoria em relação às mudanças para implantação da ciclovia.

Conforme a pasta, a obra será iniciada após o período de chuvas do próximo ano. Definido o modelo, será elaborado o projeto técnico e planilha de custos, para que a obra seja licitada ou executada pelo Município.

Sobre o projeto 1 – Espaço do canteiro central

O projeto propõe ampliar o canteiro central, cerca de 70 centímetros em cada lado, de forma a usar o espaço criado para pavimentação da ciclovia. Nesta proposta, a faixa de rodagem dos ciclistas seria levemente elevada, na altura de uma calçada, por exemplo.

De acordo com a pasta, a estrutura da via não é interrompida, mantendo duas faixas de circulação e uma de estacionamento, apenas com redução na largura das faixas. Essa opção causa uma separação física entre o ciclista e o carro.

Vale ressaltar que não será necessário remover as palmeiras do canteiro central ou os postes de iluminação pública.

Bicicleta como transporte

Além das opções de projetos, a população também respondeu perguntas relacionadas ao uso do modal. Do total de 892 pessoas que responderam à pesquisa, 700 indicaram que usam a bicicleta para lazer, 477 usam a bike como meio de transporte e 316 informaram que usam para trabalho.

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