Programa Viva Lucas realizou mais de 9 mil atendimentos semanais em 2024

Prefeitura de Lucas do Rio Verde contabilizou mais de 90 eventos esportivos no ano

Fonte: Ascom/Patrícia Kluge Marchi

Foto: Ascom

As atividades esportivas promovidas pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde e coordenadas pela Secretaria de Esporte e Lazer, envolveram um total de aproximadamente 9.270 atendimentos semanais no Programa Viva Lucas em 2024. As atividades vão desde as escolinhas, às praças e também espaços como ginásios do município.

O saldo contabilizado pela pasta de Esporte e Lazer é nas modalidades individuais, coletivas, atividades de dança, funcional e hidroginástica, totalizando 17 modalidades esportivas ofertadas em Lucas do Rio Verde.

[Continua depois da Publicidade]

Ao longo do ano, as escolinhas atenderam um total de 3.369 alunos, da faixa etária de 04 a 17 anos e adultos que frequentam as aulas no período vespertino e noturno principalmente. O investimento em atividade física representa menor procura por serviços de saúde e redução de uso de medicamentos. Além disso, a maior vantagem da programação esportiva é o ganho que a população tem em saúde mental.

“Costumamos dizer que o Programa Viva Lucas, da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, garante saúde através do incentivo à prática esportiva, estimula o desenvolvimento de habilidades, convivência em grupo e prevenção a saúde. As atividades esportivas ofertadas, são um espaço para a descoberta de novos atletas profissionais e medalhistas o que também é muito bom para a nossa cidade e, sem dúvida, o desenvolvimento de potenciais atletas”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, André Matto.

A Secretaria de Esporte e Lazer registrou no ano de 2024, mais de 90 eventos esportivos no município, entre atividades realizadas pela pasta, apoio e colaboração em eventos promovidos por instituições e associações privadas.

[Continua depois da Publicidade]

Os atletas que representam o município, puderam participar ao longo do ano, com incentivo da Administração Municipal, de competições regionais, estaduais, nacionais e até fora do país, garantido experiência em praticar o esporte ao lado dos melhores competidores nacionais e internacionais, a exemplo do BMX, Badminton, voleibol e outras modalidades.

Os números também refletem o investimento que o Município faz no esporte, por meio do Bolsa Atleta, que atende 127 atletas luverdenses, com um valor mensal de até R$ 200,00, o que totaliza ao longo do ano R$ 364 mil.

Na avaliação da coordenadora das escolinhas esportivas, Sara Aline Uhlmann, o envolvimento e participação dos professores, estagiários e demais profissionais da educação física, faz toda diferença nos números conquistados ao longo do ano.

“Estamos no dia a dia buscando atender bem a todos que querem praticar a atividade física ou mesmo descobrir um novo esporte. É muito gratificante quando recebemos resultados positivos e vemos o crescimento humano principalmente”, disse Sara.

O medalhômetro também foi criado em 2023 e segue contabilizando as medalhas alcançadas ao longo do ano. O Medalhômetro é uma plataforma que reúne e organiza informações sobre as conquistas esportivas do município. Nela, é possível acompanhar os resultados das escolinhas esportivas, tanto de forma individual quanto coletiva. Cada atleta possui um perfil personalizado, onde suas conquistas são registradas, promovendo o reconhecimento e valorização do esporte local.

A definição de novas matrículas e rematrículas para o retorno das escolinhas em 2025 está prevista para ser divulgada na segunda semana de janeiro.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT