Mato Grosso — segunda-feira, 17 de novembro — O Programa “Escola Inovadora”, desenvolvido pelo Sebrae/MT, encerrou mais um ciclo com resultados expressivos em diversas regiões do estado. Ao longo deste ano letivo, mais de cinco mil alunos de 40 escolas públicas participaram das atividades que incentivam inovação, empreendedorismo, sustentabilidade e protagonismo juvenil. A iniciativa abrangeu tanto estudantes do ensino fundamental quanto do ensino médio, promovendo práticas que conectam aprendizado, comunidade e mercado.
As ações ocorreram em diferentes municípios, incluindo Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger, Alta Floresta, Guarantã do Norte, Ipiranga do Norte, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sinop, Sorriso, Água Boa, Barra do Garças, Confresa, Tangará da Serra, Diamantino, Campo Verde, Juína, Rondonópolis, Primavera do Leste, Cáceres, São José dos Quatro Marcos, Pontes e Lacerda e Porto Esperidião — cidades que frequentemente protagonizam iniciativas de educação, empreendedorismo e desenvolvimento regional, como as acompanhadas em Lucas do Rio Verde e Sinop.
Etapas que estimulam criatividade e desenvolvimento de competências
O programa é dividido em cinco fases interligadas, garantindo aprofundamento progressivo dos estudantes na cultura de inovação. A primeira etapa, chamada Sensibilização, promove palestras e atividades que despertam o interesse dos jovens pelo universo criativo. Em seguida, a Formação de Professores capacita educadores a conduzirem metodologias ativas dentro e fora da sala de aula.
Na Ideação, os alunos mergulham em oficinas e dinâmicas que exploram suas aptidões, sonhos e habilidades, dando origem às primeiras propostas de projetos. A fase de Validação é dedicada aos testes e ao aprimoramento das soluções, com a realização de entrevistas com moradores, pesquisas de campo e conversas com especialistas.
A etapa final, Apresentação, culmina no Demoday — momento em que os estudantes exibem seus projetos para a comunidade escolar, representantes do Sebrae e lideranças locais. Segundo o gestor estadual do programa, Felipe Tavares, essa construção coletiva fortalece a integração entre escola e território. “O programa fortalece a formação de professores e engaja a comunidade escolar em torno de projetos significativos. Também promovemos a conexão entre escola, território e sociedade, unindo aprendizado a propósito”, afirmou.
Projetos que aproximam escola e comunidade
Entre os exemplos de impacto está o trabalho realizado na Escola Estadual Nagib Saad, localizada na comunidade Agrovila das Palmeiras, em Santo Antônio de Leverger. No local, os estudantes desenvolveram soluções ligadas ao meio ambiente, empregabilidade e geração de renda — temas presentes em iniciativas que valorizam o desenvolvimento regional e empreendedor, como os conteúdos disponíveis em CenárioMT Mato Grosso.
Entre os projetos criados, destacam-se:
- Resíduos que Vira Vida: aplicativo que ensina técnicas de compostagem de resíduos orgânicos, incentivando práticas sustentáveis;
- Trampo: plataforma dedicada à divulgação de vagas de emprego na região, contribuindo para ampliar oportunidades locais;
- Ecoart: iniciativa voltada à profissionalização e à produção de peças artesanais com materiais recicláveis, estimulando geração de renda.
O diretor da escola, Rogério Major, reforça a relevância do projeto para o desenvolvimento dos estudantes e para o fortalecimento da comunidade. “Quero agradecer ao Sebrae/MT por realizar este trabalho tão importante para nossa região. Os projetos foram maravilhosos e, certamente, serão implementados para fazer diferença na vida das pessoas”, comentou.
Formação que transforma trajetórias
Os estudantes reconhecem o impacto da participação no programa. Eduardo Augusto da Silveira Martins, aluno do 1º ano do ensino médio, afirma que a experiência foi decisiva para ampliar sua percepção sobre seus próprios talentos: “Foi incrível e quebrou a rotina. Melhorou nossa credibilidade, conhecimento e criatividade”.
Ao promover uma rede de apoio entre professores, alunos e comunidade, o Programa Escola Inovadora consolida-se como uma das iniciativas mais abrangentes de estímulo ao empreendedorismo juvenil em Mato Grosso, reforçando o papel da educação como motor de transformação social.
Com resultados visíveis e participação expressiva, o programa demonstra a capacidade das escolas públicas mato-grossenses de gerar soluções criativas para desafios locais e fortalecer competências essenciais para o futuro dos estudantes. A iniciativa amplia horizontes, conecta saberes e estimula a construção de projetos que impactam diretamente comunidades inteiras, reafirmando o compromisso com uma educação que dialoga com o mundo real e com as necessidades do território.
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