Profissionais da saúde participam de capacitação referente à campanha Dezembro Vermelho

Objetivo foi capacitar os profissionais para ofertar testes, realizar aconselhamento pré e pós teste e sobre o fluxo de encaminhamento

Fonte: Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino

(Foto: Ascom Prefeitura/Secretaria de Saúde)
(Foto: Ascom Prefeitura/Secretaria de Saúde)

Durante a última semana a equipe de médicos e enfermeiros de todas as unidades públicas de saúde de Lucas do Rio Verde participaram de uma capacitação referente à campanha Dezembro Vermelho. O objetivo era capacitar os profissionais para ofertar testes, realizar aconselhamento pré e pós teste e sobre o fluxo de encaminhamento para os pacientes com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

O momento foi dividido por quatro módulos. No primeiro, o tema foi Infecções Sexualmente Transmissíveis e o manejo na Unidade Básica de Saúde. O módulo dois foi sobre atualização da prática dos testes de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, orientações de armazenamento, intercorrências e notificações.

“Essa foi mais uma atualização para que o aconselhamento pré e pós teste continue sendo realizado de maneira eficaz para o paciente que precisar de todo auxílio caso o seu resultado seja positivo. Essa capacitação é mais um reforço sobre a importância do diagnóstico precoce”, pontua supervisora de planejamento, Keli Paludo.

O terceiro momento foi sobre a importância e aplicabilidade do aconselhamento na assistência integral ao paciente e, o último módulo, foi sobre comunicação assertiva e ética na assistência ao paciente com IST.

[Continua depois da Publicidade]

As palestras tiveram como facilitadores profissionais que atendem no Serviço de Assistência Especializada, como o médico, Kelvin Alves, a nutricionista, Any Ellen Rodrigues, a assistente social, Amora Artêmis Bandeira, a psicóloga, Bruna Maciel Miura e a bioquímica, Cinthia Gabriela Maria Weber

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.