Profissionais da rede de atendimento psicossocial participam de treinamento em Lucas do Rio Verde

As atividades foram direcionadas para defesa pessoal e atendimentos a pacientes em crise de saúde mental

Fonte: CenárioMT

WhatsApp Image 2022 03 13 at 06.43.52 1
(Foto: Fábio Sena/13ª CIBM)

Profissionais que integram a Rede de atendimento Psicossocial (RAPS) de Lucas do Rio Verde participaram de um treinamento no último fim de semana. As atividades foram ministradas por integrantes do Corpo de Bombeiros. O treinamento ocorreu no sábado (12) à tarde em uma academia de artes marciais localizada no bairro Parque das Américas. A Rede de Apoio é é formada por várias instituições. Entre elas estão a 13ª CIBM, CAPS, CREAS, PAM, HSL, Defensoria Pública, Ministério Público, CASA LAR.

Ao todo, 16 profissionais ligados à instituições que integram a rede, participaram da capacitação.

O treinamento foi coordenado pela 2º sargento BM, Kleidiane, e pelo soldado BM Sena. Leonan Veríssimo Cruz Carvalho, instrutor e professor de Muai thay, boxe, jiu-jítsu e krav maga, representando a Academia de artes marciais Kong Thai também participou das atividades. Leonardo Magno, instrutor e professor de Muai thay tradicional, judô e jiu-jítsu, da Academia de artes marciais Magno Thai, atuou como anfitrião, já que a academia sediou o evento.

“Durante cerca de 4 horas foi realizado treinamento visando noções de retenção e contra-retenção de pacientes em surto, como agir em casos de emergência com transtorno psiquiátrico estando só ou com lactante no colo, noções de defesa pessoal e imobilizações em dupla”, informou a sargento do Corpo de Bombeiros.

[Continua depois da Publicidade]

Aprimoramento

Segundo Kleidiane, a atividade visou aprimorar os atendimentos pelas equipes, a uniformização desses atendimentos e o despertar para a aprendizagem da defesa pessoal, a qual além da vida profissional poderá ser colocada em prática na vida pessoal.

“Importante destacar que, embora todo o treinamento e conhecimento repassado pelos instrutores, vale salientar que essas abordagens táticas somente deverão ser uma vez esgotadas todas as vias de uma abordagem verbalizada com o paciente, visando o bem estar e a segurança tanto de quem está sendo abordado como o profissional abordador ou em casos especiais definidas em legislação”, ressaltou.

Essa é a segunda vez que este tipo de treinamento acontece em Lucas do Rio Verde. O intuito da equipe é contemplar futuramente todos os integrantes da rede.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.