Proerd forma primeiras turmas depois de retomada em Lucas do Rio Verde

Ao todo, cerca de 150 alunos participaram das instruções na Escola Municipal Cora Coralina, no bairro Jaime Seiti Fujii

Fonte: CenárioMT

IMG 8628 scaled

O Programa Educacional de Resistência a Drogas e Violência (Proerd) formou ontem à noite as primeiras turmas depois que o programa foi retomado em Lucas do Rio Verde. A cerimônia na Escola Municipal Cora Coralina, bairro Jaime Seiti Fujii, reuniu estudantes, familiares e autoridades ligadas à segurança pública e poder público.

O Proerd ficou inativo por alguns anos, pois faltava instrutor para atuar no programa. Atualmente o soldado Rafael Vinicius é o responsável pela aplicação do conteúdo. São quatro aulas de uma hora cada, onde são trabalhadas questões como leis, regras, bullying, conflitos, como respeitar pai, mãe e professores em salas de aula. Além disso, o policial militar ainda aborda questões envolvendo violência e drogas e os efeitos que causam à saúde e a vida social dos indivíduos.

“Pra nós, da Polícia Militar, é gratificante ver seis turmas, mais de 150 estudantes formando com a instrução do Proerd”, comemorou Rafael. “É um trabalho preventivo que é feito dentro das escolas. Nós influenciamos nossas crianças a andar no caminho correto, longe das drogas, das bebidas, do cigarro. Nós temos que fazer essa influência junto a elas. Porque se nós não passarmos uma influência boa, tem pessoas ruins que vão passar influência ruim, levando as crianças pra outros caminhos”.

Uma das formandas, Ludmila Isabela Milan, disse que o aprendizado foi muito importante. “A gente aprendeu que tem que sempre ir pro lado certo, não pro lado errado. A gente tem que obedecer os mais velhos, pessoas que sempre estão conosco, professores, nossos pais, sempre”, disse.

[Continua depois da Publicidade]

IMG 8605 scaled

Ação preventiva

A importância do programa foi destacada pelo comandante do 14º CR da Polícia Militar. Coronel Fernando veio de Nova Mutum e participou da cerimônia. Ele citou ainda o apoio dado pelo município, que aderiu ao programa. O oficial citou que o objetivo é atuar na base, junto a crianças e jovens, para que desde cedo tenham consciência do que é se preparar e combater a violência e drogas. “São alicerces que servirão para a vida toda. Esse programa é realizado em todo o Estado e com o intuito de estarmos mais próximos da sociedade, interagir e fortalecer a criançada no combate a drogas e violência”, pontuou.

Comandante do 13º BPM, Tenente Coronal Paulo Secchi, agradeceu ao CR pela cessão do soldado Rafael, que tem a habilitação para atuar na instrução do Proerd. Secchi lembrou que na próxima semana acontecerá a formatura de alunos da Escola Cecilia Meireles. A ideia é expandir o programa em Lucas do Rio Verde. “Vamos tentar atender o máximo de crianças para que elas nem experimentem esse mundo das drogas. Infelizmente nós vemos muitos jovens perdendo suas vidas, famílias no sofrimento com o filho envolvido em drogas, às vezes furtando, roubando, vendendo coisas dentro de casa pra manter o vício”, lamentou.

Apoio do município

O prefeito em exercício participou da cerimônia. Márcio Pandolfi exaltou a aplicação do programa aos alunos das escolas de Lucas do Rio Verde e os benefícios que trarão no futuro dos jovens. “A gente vê a importância de educar essas crianças, mostrar pra eles o perigo, o risco que eles correm ao se aproximar de drogas e violência. São dois caminhos que temos que afastar de nossas crianças”, enfatizou.

Falando em nome da Câmara Municipal, Daltro Figur lembrou que a educação vai fazer a diferença na vida das crianças. “O mundo oferece muitas oportunidades e esse esclarecimento que a Polícia traz, os policiais vêm fardados e cria esse bom relacionamento com a Polícia”, destacou.

“Sempre é muito importante trabalhar com as crianças nessa temática da prevenção as drogas. As nossas crianças estão suscetíveis a isso e nós, enquanto unidade escolar, poder público, temos que fortalecê-las, para que não entrem nesse mundo que a gente sabe que é complicado, que vem consequências, tanto para a família, quanto a formação humana e pedagógica dos alunos”, declarou a secretária de Educação, Elaine Beneti Lovatel.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.