Prefeitura reforça orientações sobre descarte correto de resíduos em Lucas do Rio Verde

Descarte irregular pode causar prejuízos à saúde, danos ambientais e gerar multas aos moradores

Fonte: Ascom Prefeitura/Camilly Barros

pref lrv 2025 07 08T142605.771
(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde segue empenhada em manter a cidade limpa e bem cuidada a partir dos serviços de coleta de resíduos, realizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), e da limpeza urbana, realizada pela Secretaria de Infraestrutura e Obras. Para isso, é necessário que todos os cidadãos luverdenses ajam com responsabilidade no momento de descartar os seus resíduos.

Além de deixar o município com aspecto descuidado, o descarte irregular e acúmulo de resíduos nas calçadas, terrenos baldios e áreas de preservação podem trazer prejuízos à saúde pública e poluição ambiental. Atitudes como essa podem gerar multas e punições ao contribuinte.

[Continua depois da Publicidade]

Em diversos pontos da cidade há contentores laranjas e azuis, onde devem ser depositados adequadamente os resíduos úmidos e secos, devidamente separados por cada morador para, posteriormente, serem coletados, tratados e encaminhados para o destino final pelo SAAE.

125321701520250708102857

(Foto: Ascom Prefeitura/Anthony de Souza)

Lembre-se

Você deve descartar resíduos úmidos como restos de alimentos, restos de verduras, restos de frutas e outros materiais não recicláveis nos contentores laranjas.

[Continua depois da Publicidade]

Resíduos secos como papéis, papelão, vidros, metais ferrosos, metais não ferrosos e plásticos devem ser descartados nos contentores azuis.

E o entulho?

É muito comum encontrar entulhos como móveis velhos, podas de árvores, terra e grama em quantidade e madeiras descartados incorretamente ao lado dos contentores, formando uma verdadeira aglomeração de lixo.

Esses resíduos devem ser acondicionados em sacos, sacolas ou caixas de papelão em frente à residência, preferencialmente um dia antes da coleta realizada pela equipe da Secretaria de Infraestrutura e Obras, conforme o cronograma.

Já a coleta de grandes quantidades de entulho, restos de construção e podas de árvores, realizadas dentro da propriedade, é de responsabilidade do morador, que deve arcar com a contratação e destinação dos resíduos.

210495369320250708102633
(Foto: Ascom Prefeitura/Yuri Cardozo)
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT