Prefeitura e LEC assinam termo para início das escolinhas de futebol

Assinatura do Termo de Cooperação Técnica aconteceu na manhã deste sábado

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

prefeitura e lec assinam termo para inicio das escolinhas de futebol
Ascom Prefeitura/Edivaldo Rios

O Estádio Municipal Passo das Emas foi o palco escolhido para o pontapé inicial do projeto das Escolinhas de Futebol. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com o Luverdense Esporte Clube (LEC) e patrocinadores. A assinatura do Termo de Cooperação Técnica foi realizada na manhã deste sábado (28), marcando o início das atividades do programa.

Para a assinatura, estiveram presentes o prefeito Miguel Vaz, secretário de Esporte e Lazer, Jackson Lopes, secretário de Infraestrutura e Obras, eng. Alexandre Orbolato, presidente do LEC, Jaime Binsfeld, além de vereadores e patrocinadores.

Assim que soube das inscrições para a escolinha municipal, Carla Regina logo tratou de inscrever o filho, Luiz Augusto, de 11 anos. O garoto é um daqueles apaixonados pelo futebol e pode se tornar uma grande revelação do município. “Nós ficamos sabendo disso pelo site da Prefeitura. Então cabe a gente, enquanto pais, apoiar e incentivar. Quem sabe lá no futuro ele se torne um grande jogador. Fora que o esporte é muito bom para a saúde”, destacou a mãe.

Com fome de gol, Alan do Nascimento, com apenas 10 anos de idade, é atacante daqueles dos bons. Na partida que antecedeu a assinatura do termo, o jovem marcou dois gols. “O futebol é um esporte que eu gosto muito de praticar. Eu sou atacante porque fazer gol me dá alegria”. O garoto ainda foi questionado quanto ao desfecho em uma situação dele, frente ao goleiro com a bola. “Com certeza eu faço o gol”, disse Alan, convicto da resposta.

[Continua depois da Publicidade]

Incentivar sonhos dos jovens como o Alan, o Luiz, e da mãe Carla, é um dos objetivos da escolinha municipal. Segundo o prefeito, o programa deve atender até o fim deste ano 300 crianças. A expectativa para  2022 é de 800 crianças atendidas. “Essa parceria do poder público com a iniciativa privada, o LEC, é muito importante. O programa, além de formar atletas, forma também cidadãos. Então, isso é de extrema importância para a cidade e quem ganha é a sociedade”, disse Miguel Vaz.

O programa vai servir também para formar base para o Luverdense. “Estamos retomando a categoria de base. Quando a gente olha, no contexto geral, o futebol profissional só faz sentido se você tem base. Com isso nós temos a condição de utilizar esses atletas no futuro. Esse é um projeto que dará muitos frutos lá na frente, tanto no âmbito esportivo, quanto social”, destacou Jaime Binsfeld.

Podem participar da escolinha, crianças e jovens com idade entre 7 e 15 anos. As aulas serão ministradas em quatro bairros, sendo nos campos do Bandeirantes, Tessele Junior, Cerrado e Rio Verde. Saiba mais em: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8903/

Termo de Cooperação Técnica
O Termo de Cooperação Técnica, regulamentado pela Lei n° 3.220/21, traz oito cláusulas que definem os deveres das partes.

A prefeitura fica responsável em ceder os profissionais de educação física, fornecer os materiais e espaços esportivos, além de custear as despesas de viagens dos atletas.

O LEC fica responsável em fornecer os uniformes de treinamentos e competições (meia, calção e camisa), além de ceder profissionais para treinamentos da seleção sub-17.

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.