Prefeitura de Lucas do Rio Verde reforça fiscalização para retirada de veículos abandonados e desobstrução de calçadas e vias públicas

Força-tarefa liderada pelas secretarias de Segurança Pública e de Fazenda já recolheu mais de 300 veículos ao pátio do Detran em 2024

Fonte: CenarioMT

WhatsApp Image 2025 07 09 at 15.13.14
Foto: João Ricardo/CenarioMT

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde intensificou as ações de fiscalização e remoção de veículos abandonados nas vias públicas e de ocupações irregulares em calçadas e passeios do município. A força-tarefa reúne as secretarias de Segurança Pública e de Fazenda, além da Guarda Civil Municipal, e conta com respaldo do Código de Posturas do município e do Código de Trânsito Brasileiro.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Marcos Cunha, o trabalho não se restringe ao Distrito Industrial, onde a ação foi reforçada nesta semana, mas vem sendo desenvolvido de forma contínua em toda a cidade. “Só no ano passado, recolhemos mais de 300 veículos abandonados ao pátio do Detran. É inconcebível que esse tipo de situação permaneça. Nosso trabalho é orientativo, preventivo e, quando necessário, também repressivo”, afirmou Cunha.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com o secretário de Fazenda, Giovanni Rodrigues, a mobilização também responde a uma demanda crescente de denúncias envolvendo empresas que ocupam irregularmente calçadas e vias públicas, dificultando a mobilidade urbana. “Começamos com orientação. Mas, se não houver adequação, os responsáveis serão notificados e multados. O valor da multa pode chegar a R$ 6.600, dependendo da infração e da reincidência”, explicou.

WhatsApp Image 2025 07 09 at 14.56.32
Foto: CenarioMT/João Ricardo

O subcomandante da Guarda Civil Municipal, Lopes, reforça que a legislação exige que os passeios estejam livres para os pedestres, com largura mínima de 1,5 metro desobstruída. “A ocupação irregular compromete a segurança, facilita ações criminosas e ainda pode prejudicar a saúde pública. Nossa missão é garantir o ordenamento e a segurança para todos”, destacou.

[Continua depois da Publicidade]

A operação será realizada por etapas. Primeiro, os proprietários de veículos ou materiais serão orientados a fazer a retirada voluntária. Em seguida, caso não haja providências no prazo estipulado — que pode ser de até 48 horas em situações mais graves —, haverá notificação formal e, em último caso, a remoção será feita com apoio da Guarda Municipal e destinação ao pátio do Detran.

A iniciativa representa um esforço conjunto para manter a cidade mais segura, limpa e acessível, reforçando o compromisso da administração municipal com a organização urbana e o bem-estar da população.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT