Nesta segunda-feira (20), a Prefeitura de Lucas do Rio Verde encaminhou à Câmara de Vereadores o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, que detalha os investimentos planejados para o próximo ano. A proposta prevê um orçamento de R$ 725.778.244,61 para a Administração Direta da Prefeitura, refletindo as prioridades da gestão em áreas estratégicas para o desenvolvimento da cidade.
O projeto de lei, que também inclui o Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), é resultado de um amplo processo de planejamento. A elaboração contou com a participação da comunidade, por meio de consulta e audiência pública, além de discussões internas com as secretarias, alinhando os investimentos ao plano de governo.
O orçamento para 2026 reforça o compromisso da gestão com os pilares de desenvolvimento social e qualidade de vida, direcionando a maior parte dos recursos para áreas consideradas essenciais, como educação, saúde, habitação, segurança, trabalho, renda e inovação.
As secretarias de Educação e Saúde, juntas, por exemplo, receberão mais de R$ 438 milhões, o que corresponde a mais de 60% do orçamento total da Prefeitura, demonstrando o foco no bem-estar e no futuro dos cidadãos.
Planejamento com a comunidade
A definição das prioridades para o orçamento de 2026 contou com a participação direta dos cidadãos. Entre 12 de junho e 11 de julho de 2025, uma consulta pública online coletou 657 sugestões da população. Dando continuidade ao diálogo, a Prefeitura realizou uma audiência pública no dia 5 de setembro de 2025, na Câmara de Vereadores. Neste encontro, foram apresentados os resultados da consulta on-line e a sociedade pôde contribuir com novas demandas para o PPA 2026-2029, a LDO e a LOA 2026.
Além disso, uma audiência pública foi realizada em 2 de outubro de 2025, na Câmara de Vereadores, para apresentar e debater as propostas do PPA, LDO e LOA, garantindo transparência ao processo antes do envio dos projetos ao Legislativo.
Com a entrega dos projetos de lei, cabe agora a análise, discussão e votação das propostas pelos vereadores que, há alguns dias, estiveram reunidos com o prefeito Miguel Vaz, que apresentou dados orçamentários dos últimos 10 anos.