Um novo capítulo se inicia na preservação da memória e da história de Lucas do Rio Verde. Com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, através do Museu Histórico Municipal, foi criada oficialmente a Associação Amigos do Museu de Lucas do Rio Verde (ASSAM).
A reunião de fundação da entidade aconteceu na manhã de sexta-feira (24), na sede do Museu Histórico, e marcou um momento importante para a política patrimonial e cultural do município. A ASSAM nasce com o propósito de dar suporte técnico e institucional às ações do museu, contribuindo com o desenvolvimento de projetos, captação de recursos e valorização dos bens culturais e históricos da cidade.
De acordo com o coordenador do Museu Histórico, Oliveira Neto, a criação da associação é resultado de um processo participativo, que envolveu três encontros preparatórios para composição do estatuto social e da diretoria.“A criação da ASSAM representa um avanço significativo para o fortalecimento das políticas de preservação do nosso patrimônio histórico. Agora, seguimos para a fase de registro em cartório, obtenção do CNPJ e início das ações junto à comunidade”, explicou o coordenador.
Durante o ato de constituição da associação, foi apresentado o primeiro grande desafio que unirá os esforços da diretoria e do poder público: a revitalização da Figueira Centenária, um dos símbolos mais representativos da história luverdense. O projeto será desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo e a nova associação.
“O desafio está aceito”, declarou o presidente eleito, Paulo Franz, ao afirmar que a revitalização da Figueira será prioridade da gestão. “Com o trabalho conjunto e o apoio de parceiros, queremos que até 2026 esse sonho esteja realizado”, destacou.
A diretoria da Associação Amigos do Museu de Lucas do Rio Verde foi composta por representantes atuantes da comunidade:
Diretoria Executiva
- Presidente: Paulo Franz
- Vice-presidente: Vilson Gonzales Kirst
- 1ª Tesoureira: Adriana Aparecida Ambrósio
- 2º Tesoureiro: Alexandre William de Andrade
- 1º Secretário: Eberson Noveli Jorra
- 2º Secretário: Anderson Diego Ciupak
Conselho Fiscal
- Antônio Isaac Fraga Lira
- Sebastião Garcia Costa
- Márcio Antônio Pandolfi
Diretorias Específicas
- Comunicação: Vera Terezinha Faccin Carpenedo
- Patrimônio: Petronilio Jacinto de Souza
- Pesquisa: Nilton Gomes de Oliveira (Neto) e José Dário Munhak
Com a criação da ASSAM, Lucas do Rio Verde reafirma seu compromisso com a preservação da história local, valorizando o trabalho desenvolvido pelo Museu Histórico e fortalecendo a política cultural do município. A iniciativa reflete a união de esforços entre poder público e sociedade civil em prol da memória coletiva, da identidade cultural e do desenvolvimento sustentável do patrimônio histórico luverdense.


















