Prefeitura de Lucas do Rio Verde aderiu à campanha Setembro Amarelo

Pensando nisso, serão realizadas ações informativas ao longo do mês

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

gestao miguel vaz garante acolhimento e prevencao no setembro amarelo
Ascom Prefeitura/Patricia Pires

O mês de setembro iniciou e, por acreditar no atendimento de qualidade e humanizado, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde aderiu à campanha Setembro Amarelo, que visa a valorização da vida e prevenção ao suicídio. Pensando nisso, serão realizadas ações informativas ao longo do mês.

Para melhorar o acesso nos diversos pontos de atenção da saúde mental, em especial na Atenção Primária e em situações de urgência e emergência, o Município conta com a Rede Atenção Psicossocial (Raps).

[Continua depois da Publicidade]

A Raps atende pessoas com sofrimento, transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso álcool e outras drogas, e tem como objetivos diversificar as estratégias de cuidado e garantir respeito aos direitos humanos e acesso de qualidade dos serviços de atendimento mental, além de combater estigmas, preconceitos e prestar um atendimento humanizado e centrado nas necessidades dos pacientes.

A Rede é formada pela Secretaria Municipal de Saúde, Caps, Nasf, Secretaria de Assistência Social, Creas, Cras, Corpo de Bombeiros, secretarias de Esporte e Lazer, de Cultura e Turismo, de Educação, de Segurança e Trânsito, de Governo e Administração (com o Espaço V.i.d.a.s), além da Promotoria de Justiça, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Polícia Militar.

[Continua depois da Publicidade]

A iniciar nesta quinta-feira (01), de segunda a sexta-feira serão realizadas palestras nas salas de espera de cada unidade de saúde. O encontro semanal é aberto a toda população e será um espaço de escuta qualificada para abordar temas como ansiedade, depressão, estresse, relações sociais, autocuidado, esgotamento, insônia, suicídio, família, entre outros.

Pensando na melhoria e acessibilidade para o cidadão, o Município ampliou os serviços de atendimento psicológico, que, além do Centro de Atendimento Multiprofissional (CAM), neste ano, passou a ser ofertado de forma estratégica em quatro unidades de saúde, sendo nos PSFs III Menino Deus, XVI Bieger Cidade Nova, I e II Rio Verde e XVII Vida Nova. Outro local é o Centro de Atenção Social (Caps), que continua com atendimentos para casos graves e persistentes.

Onde buscar ajuda?

Lucas do Rio Verde oferece uma rede de assistência aos cidadãos com cobertura do SUS em diversas unidades.

Para casos de urgência e emergência, das 6h à meia noite, é possível procurar o Pronto Atendimento Municipal (PAM). Na madrugada, até às 6h da manhã, o atendimento emergencial deve ser feito no Hospital São Lucas.

Em casos eletivos, com serviços agendados, as pessoas devem procurar o PSF de origem e passar por atendimento médico. Só a partir dali cada caso será avaliado e encaminhado posteriormente às unidades especializadas em atendimento de saúde mental, como o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) e o Centro de Atendimento Multiprofissional (CAM).

Além disso, o Caps também atende livre demanda de casos graves e moderados, das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda-feira a quinta-feira, e das 7h às 11h, na sexta-feira.

Para uma escuta qualificada, disque 188 (ligação gratuita no Estado), canal de apoio disponibilizado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV).

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.