Prefeito Miguel volta otimista de viagem a polo têxtil de Santa Catarina

Acompanhados de secretários, o prefeito de Lucas do Rio Verde apresentou potencialidade da cultura do algodão no município e região

Fonte: CenárioMT

colheita de algodão em Mato Grosso
Lucas do Rio Verde tem grande potencial produtivo de algodão (Foto: CenárioMT)

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, voltou otimista da viagem a um polo têxtil do sul do Brasil. Acompanhado dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Wellington Souto, e de Governo e Administração, Alan Togni, Vaz cumpriu agenda no Sintex e em empresas têxteis de Blumenau.

Na visita ao Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex) a comitiva apresentou dados sobre a potencialidade de Lucas do Rio Verde e região. A região Médio-Norte e Norte de Mato Grosso possui 4,5 milhões de hectares de área total de plantio, 3,5 de hectares aptos para a conversão de pecuária para lavoura. Em relação ao algodão, são 415 mil hectares de área plantada na safra 21/22, uma estimativa média de produção de 270 @/ha.

[Continua depois da Publicidade]

Além do encontro no Sintex, a comitiva luverdense aproveitou a viagem para visitar empresas do segmento têxtil.

Produção primária

Miguel Vaz observou que a produção de algodão encontra-se ainda na fase primária, sem conseguir agregar valor à produção. Ele observa que a ideia é buscar mais investimentos para o município.

[Continua depois da Publicidade]

“Conseguimos fazer esse contato com o setor industrial têxtil daquela região, buscando atrair investimentos neste setor”, assinalou.

O gestor luverdense observou interesse por parte dos empresários que participaram do encontro no Sintex.

“Sempre foi um desejo, como gestor, atrair investimento para a cadeia do algodão no sentido de transformar a fibra em fio. Aqui é o lugar certo para investimento, na fiação, e na sequência, nas outras fases da cadeia. Depois da fiação, nos temos a tecelagem, a tinturaria e na sequência a confecção, propriamente dita”, destacou Vaz.

A busca por investimentos na cadeia do algodão pode resultar na geração de empregos para este segmento.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT