23.9 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 14 abril, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEPrefeito Miguel Vaz vê benefícios com flexibilização, mas alerta sobre cuidados preventivos

Prefeito Miguel Vaz vê benefícios com flexibilização, mas alerta sobre cuidados preventivos

Gestor lembrou que a mudança no decreto atende pedido feito pelos prefeitos e lideranças regionais
Por Da Redação

A decisão do governo do Estado em flexibilizar horário de funcionamento de comércios nos fins de semana foi bem recebida pelos prefeitos e comerciantes. Em vídeo postado em redes sociais, o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, observou que a decisão atende pleito feito pelos municípios.

“São alterações importantes, atende ao que nós solicitamos em documento esta semana, por meio do nosso Consórcio de Saúde Teles Pires, apresentamos ao governador do Estado. Ele atendeu, ainda que parcialmente”, pontuou o prefeito de Lucas do Rio Verde.

Vaz observou que a medida permite que os comércios tenham mais condições para atender aos clientes, sem a necessidade de aglomeração, uma das preocupações com o avanço da covid-19.

Por outro lado, o prefeito de Lucas do Rio Verde alertou que a comunidade adote as medidas preventivas tendo em vista o aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid em Mato Grosso. Por isso, os protocolos básicos (uso de máscara, distanciamento social e uso de álcool em gel) não devem ser abandonados.

O decreto

O documento publicado nesta sexta-feira (05) estendeu os horários de funcionamento permitidos para supermercados nos sábados e para restaurantes aos finais de semana. As medidas restritivas têm validade de 15 dias.

De acordo com o novo decreto, os supermercados e estabelecimentos que vendem produtos alimentícios poderão ficar abertos nos sábados até às 19h, “vedado o consumo de bebidas alcoólicas no local”. Antes, a permissão desse ramo nos sábados era das 5h às 12h.

Já os restaurantes, inclusive os localizados em shoppings, que poderiam atender até o meio-dia nos sábados e domingos, agora poderão funcionar até às 14h no final de semana. A alteração não se aplica às demais lojas dos shoppings.

Como ficaram as novas regras

– De segunda à sexta, proibição de todas as atividades econômicas das 19h às 5h. Aos sábados e domingos, a proibição será após o meio-dia. A exceção fica por conta das farmácias, imprensa, hospedagem, serviços de segurança e vigilância privada, serviços de saúde, funerárias, postos de gasolina (exceto conveniências), indústrias, transporte de alimentos e grãos, e serviços de manutenção de atividades essenciais, como água, energia, telefone e coleta de lixo.

– Supermercados poderão funcionar nos sábados das 5h às 19h.

– Restaurantes, inclusive os localizados em shoppings, poderão atender nos sábados e domingos até às 14h.

– Nos horários permitidos, as atividades econômicas deverão respeitar as medidas de segurança, como o uso de máscara, distanciamento e limitação de 50% da capacidade máxima do local.

– Eventos podem ocorrer dentro do horário permitido, respeitado o limite 30% da capacidade do local, e número máximo de 50 pessoas.

– Os serviços de entrega por delivery seguem autorizados até às 23h.

– O transporte coletivo e congêneres (Uber, 99, etc) podem funcionar normalmente.

– Toque de recolher a partir das 21h até às 5h, com proibição de circulação.

– Nos órgãos públicos estaduais, fica suspenso o atendimento presencial em todas as secretarias e órgãos do governo, com exceção das unidades finalísticas. Quanto a jornada de trabalho, cada secretaria/autarquia vai disciplinar medidas para redução do fluxo de pessoas.


- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

SEGURANÇA
Davi Paré reassume presidência do Conselho de Segurança de Lucas do Rio Verde
abril 14, 2021
PREMIADOS
Luverdense sorteia TV’s e prêmios em dinheiro a torcedores que compraram camisetas do clube
abril 14, 2021